X
X

Diário da Região

25/10/2016 - 15h20min

Saúde

Adote hábitos alimentares saudáveis

Saúde

Stock Images/Divulgação Ter uma alimentação balanceada ajuda a evitar futuros problemas relacionados ao consumo de gordura, sal e açúcar em excesso
Ter uma alimentação balanceada ajuda a evitar futuros problemas relacionados ao consumo de gordura, sal e açúcar em excesso

Família unida permanece junta. Pais e filhos se alimentando bem também vivem melhor e tem qualidade de vida. Consumir laticínios com baixos teores de gordura, beber sucos naturais e sem açucar, comer frutas, vegetais e cereais, reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura são algumas dicas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para que as crianças cresçam longe do excesso de peso. 

Com a participação dos pais e o engajamento de toda a família, comer bem fica muito fácil. O consumo de uma dieta rica em nutrientes também previne males, como diabetes, hipertensão e doenças ósseos e nas articulações, além de problemas psicológicos. Uma incentivadora da boa alimentação, a nutricionista Flavia Salvitti, afirma que é importante o apoio familiar quando um membro da casa decide adotar hábitos mais saudáveis ou perder peso.

Confira abaixo algumas dicas para que a reeducação alimentar em família seja realizada de forma correta e gradual

Elimine os vilões - os alimentos de caloria vazia, isto é, aqueles que são calóricos, porém nulos de vitaminas, sais minerais e proteínas, são os primeiros que devem ser eliminados do cardápio. Salgadinhos, biscoitos, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas não vão acrescentar em nada à saúde, a não ser mais peso e medidas.

Substitua - os biscoitos recheados podem ser trocados pelos de fibras, pelas frutas secas ou iogurtes com pedaços de frutas. Já os bolos recheados devem ser substituídos por bolos simples, como cenoura, fubá, mandioca. As bebidas gaseificadas e alcoólicas podem dar lugar aos sucos naturais, água ou água de coco.

Atente-se às refeições principais - refeições devem conter folhas, legumes e carnes magras. Frituras devem ser evitadas. As batatas podem ser assadas ou cozidas, enquanto o bife deve ser grelhado em vez de frito, sem adição de óleo. No caso do sal, recomendo que seja utilizado apenas durante a preparação dos alimentos, evitando salpicar depois que já estejam prontos.

Alerte sobre o conjunto de hábitos - perder peso, assim como ter uma vida mais saudável, não se limita à alimentação. É necessário também praticar atividade física regulamente e buscar o bem-estar pessoal

folhas Refeições familiares devem conter folhas, legumes e carnes magras

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso