X
X

Diário da Região

03/08/2015 - 09h04min

Comportamento

A importância de criar novos hábitos

Comportamento

Sock Images/Divulgação Repetição é a chave para criar novas formas de se fazer as coisas (Foto: Stock Images/Divulgação)
Repetição é a chave para criar novas formas de se fazer as coisas (Foto: Stock Images/Divulgação)

Todos nós possuímos hábitos. Por mais simples que seja como acordar e escovar os dentes, todos temos pelo menos uma ação realizada constantemente e que ajuda a definir um pouco mais sobre cada um. Acordar todos os dias e escovar os dentes "pode" indicar preocupação com a higiene pessoal, assim como o hábito de ajudar os necessitados "pode" demonstrar a compaixão de alguém.


Como os hábitos surgem?
O cérebro, na verdade, está o tempo todo procurando por formas de poupar esforços, abrindo espaço para atividades onde realmente vá consumir tempo e energia. Isso porque ele está voltado para otimização. Quando entende uma prática de forma repetida, cria uma rotina, gerando o "piloto automático" do hábito instalado.
Se alguém precisa incluir o hábito de realizar atividades físicas - por uma questão de saúde ou estética -, então ela vai fazer com que isso seja algo recorrente em seus dias, sempre se motivando a praticar seus exercícios, visando a melhora futura que esse novo hábito vai trazer.

 

Você é responsável pelo que te acontece
O psicólogo norte-americano Barry Schwartz dedicou grande parte dos seus estudos para analisar a capacidade humana de decidir em meio a muitas alternativas. "Quando há muitas opções, você passa a ser responsável pelo que acontece a você”, afirma Barry Schwartz. Segundo ele, há cinco passos que podem nos ajudar a tomar a escolha certa rapidamente. “Aceite as restrições da sua liberdade ou deixe de lado sem remorso”, diz. Pesquisas mostram que as pessoas preferem ter autonomia no trabalho do que ganhar muito dinheiro. Algumas escolhas reprimem o profissional em prol de salários altos, mas acabam o deixando infeliz. “Opte pela liberdade. Se não puder – por questões financeiras ou outra razão plausível –, conforme-se e prepare-se para encarar as restrições.” Não se esqueça também de, em vez de procurar o melhor, procurar o que é suficientemente bom. “Você não precisa ter o melhor emprego do mundo – até porque ele pode exigir mais do que você pode cumprir. Basta satisfazer suas metas e ir até onde consegue. Não adianta topar fazer um voo alto sem asas fortes para aguentá-lo”, explica.


Não crie expectativas
Outro passo importante, na avaliação de Barry Schwartz, é não criar grandes expectativas sobre o resultado. Ser otimista é bom, mas você não deve depositar toda a esperança do mundo em seus projetos. “Expectativas muito elevadas acabam gerando frustrações maiores ainda”, explica o norte-americano. Optar por decisões que sejam irreversíveis é um passo importante para adotar a escolha certa, segundo ele. Diante de uma série de oportunidades, às vezes, optamos por deixá-las todas em aberto. “Mas isso faz com que você não se jogue verdadeiramente em nenhuma delas”, diz. Não fique na corda bamba. A possibilidade de mudança atrai o ser humano e o confunde. Por isso, tomar decisões em que você não pode voltar atrás é uma boa pedida – até porque, segundo a pesquisa de Schwartz, as pessoas se conformam mais rápido com situações imutáveis e, a partir disso, fica mais fácil alcançar a felicidade.

 

Não compare sua vida com a dos outros
Outro passo é não prestar atenção no que os outros fazem ou dizem. Isso porque as pessoas são diferentes umas das outras. Não adianta comparar sua vida às alheias, muito pelo contrário – isso pode reduzir a sua felicidade. “E também é muito fácil dar palpite” quando não se está sentindo na pele, não é?”, questiona Barry Schwartz.

 

O loop do hábito

Segundo Andreia Rego, especialista em  coaching e psicanálise, para incluir um novo hábito em sua vida, é necessário buscar visão de comportamento, motivação e disciplina. Além disso, estudos neurológicos apontam a existência de um ciclo de criação do hábito, chamado 'o loop do hábito", o qual contempla três elementos: gatilho, rotina e recompensa. Assim, criar um gatilho (momento que a vontade bate), estabelecer a rotina (o próprio hábito) e buscar uma recompensa ajudam a fortalecer o ciclo, de forma saudável. 
"Uma pessoa que quer aprender um novo idioma precisa estar disposta a estudá-lo pelo menos 30 minutos por dia, para que o conteúdo seja fixado. Este exemplo demonstra como a criação de um novo hábito é importante, e como ele pode impactar, inclusive, sua vida profissional, futuramente. Nesse, e em muitos outros casos, a repetição é a chave para instaurar um novo hábito no seu dia a dia", explica.

 

Hábitos saudáveis
Na vida profissional, a implementação de hábitos pode ser benéfica em todos os sentidos. "Podem ser dos mais simples, desde o de cumprimentar as pessoas do escritório, até o de sempre se desafiar a alcançar metas e aprender novas habilidades. "De qualquer forma, os hábitos podem impactar de maneira positiva no cotidiano profissional e na produtividade, fazendo com que as pessoas percebam essas mudanças", diz Andreia Rego.

 

Bom humor pode ser aliado
Bom humor pode ser um forte aliado na hora de implementar novos hábitos. "Se você quer adquirir novos costumes e sair da rotina atual é porque ela pode não estar tão boa, e precisa de mudanças. Não encare essa transição como algo negativo ou penoso, e, sim, como uma forma de prezar pela sua própria saúde, carreira e felicidade", afirma Andreia Rego.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso