X
X

Diário da Região

14/03/2016 - 09h46min

Educação

5 dicas para ajudar os estudantes a ter um ano mais eficiente

Educação

Strock/Images Aprenda a ter um ano letivo eficiente e divertido
Aprenda a ter um ano letivo eficiente e divertido

Diversos estudos sinalizam a importância das habilidades emocionais e sociais no ensino e na aprendizagem, como um divulgado recentemente pela Comunidade Internacional de Cooperação na Educação – MindGroup com mais de 3 mil alunos, no qual constatou-se, por exemplo, que quanto maiores os níveis de ansiedade em relação às avaliações, piores foram os desempenhos em Matemática.

1. Emoção e razão caminham juntos. Para que a aprendizagem ocorra, o primeiro passo é a construção de bons vínculos: com a escola, com os professores, com os colegas, com o conhecimento. Dicas das especialistas: os pais devem transmitir confiança na escolha da escola, principalmente na Educação Infantil e séries iniciais; se o aluno demonstra nervosismo e ansiedade, é importante apoiá-lo para que possa enfrentar esses sentimentos e desenvolver o seu autocontrole emocional.

2. Desenvolva a autonomia. A construção da autonomia do aluno é um processo contínuo e paulatino. Conforme a criança cresce, deve crescer também o seu espaço para experimentar, tomar suas próprias decisões, desenvolver responsabilidades, tornando-se mais maduro com o tempo. Dicas das especialistas: tente equilibrar o “apoio” e a “cobrança”. Apoiar não é sinônimo de “fazer pelo outro”; apoiar é interessar-se, é oferecer as condições propícias, é cuidar. Cobrar não é “dar bronca”, é cumprir o papel de orientador, de mediador. Deixe seu filho/aluno tentar e errar. Ou tentar e acertar! Aprendemos melhor o que aprendemos fazendo.

3. Estímulo ao trabalho em grupo. A relação do estudante com os demais influencia no desempenho escolar. Dicas das especialistas: Valorize o trabalho colaborativo, o sentimento de “pertencer ao grupo”. É fundamental que os pais cultivem o trabalho em grupo em casa e participem das reuniões nas escolas, dos eventos, da vida escolar dos seus filhos.

4. Amplie o universo cultural e social. Crianças e jovens devem participar de iniciativas culturais dentro e fora da instituição de ensino, uma vez que contribuem para que diversifiquem seus conhecimentos e se insiram em seus meios sociais. Dicas das especialistas: Conviva com seus filhos nos mais diferentes meios sociais: escola, clube, circo, festividades, cinema, teatro... Leia com eles, assista desenho, leia gibis... Será um bem para eles e também para os pais, que também se renovam nessas experiências.

O prazer em aprender. É possível e aconselhável trabalhar as habilidades socioemocionais também fora da sala de aula, o que pode ser feito com muita diversão por meio de brincadeiras e jogos entre crianças e adultos. Dica das especialistas: Platão já dizia que “conhecemos mais uma pessoa em uma hora de jogo do que em uma hora de conversação”. Então, professor, brinque com seus alunos! Então, pais, brinquem com seus filhos! Joguem juntos e divirtam-se. 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso