X
X

Diário da Região

01/06/2016 - 15h13min

Alimentação sem carne

3 coisas que você deve saber antes de virar vegetariano

Alimentação sem carne

Divulgação Mudança para muitos está aliada a uma filosofia de vida (Foto: Divulgação)
Mudança para muitos está aliada a uma filosofia de vida (Foto: Divulgação)

Manter hábitos saudáveis é uma tendência global cada vez mais presente no Brasil. E, quando o assunto é alimentação, o vegetarianismo também ganha força: mais de 15 milhões de brasileiros já se declararam adeptos à alimentação livre de proteína animal, segundo dados do Ibope. Ainda que para muitos a escolha não esteja somente associada à comida, mas sim a uma filosofia de vida, é preciso atenção na hora de mudar os hábitos alimentares. A nutricionista Flavia Salvitti, do hospital San Paolo, explica o que é preciso saber antes de aderir ao vegetarianismo para não prejudicar a saúde.

 

1 – É necessário se adaptar- A eliminação da proteína animal da dieta é uma novidade para o corpo. “Por isso, o ideal é não cortar de uma única vez, mas ir eliminando o alimento aos poucos para condicionar o organismo ao novo hábito”, diz Flávia Salvitti.

 

2- A substituição deve ser levada a sério- As indicações de suplementação devem ser feitas sempre por um profissional da área, que levará em conta uma série de informações e antecedentes do paciente. “Normalmente, caso a pessoa não tenha nenhuma particularidade, os alimentos indicados são proteína texturizada de soja, milho, grão de bico, lentilha, feijão, soja em grão e frutas oleaginosas, como nozes, castanha-do-Pará e castanha-de-caju. Essas frutas são para suprir a falta de gordura, por isso o consumo deve ser moderado, em uma média de três unidades por dia”, explica Flávia.

 

3 – É preciso disciplina- A especialista revela que os vegetarianos que consomem a proteína animal por meio de ovos e leites conseguem ter uma fonte com algum valor biológico, mas não na quantidade ideal. “A dieta vegetariana também sugere refeições de três em três horas e um equilíbrio no cardápio. A ausência da vitamina B12, por exemplo, normalmente encontrada na proteína animal, faz parte da produção das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue), e a sua carência pode causar anemia, principalmente nas mulheres, que já perdem sangue naturalmente por conta da menstruação”, complementa a nutricionista.

 

Sugestões de livros para ter em casa

 

Festa Vegetariana- Sociedade Vegetariana Brasileira
Receitas Perfeitas Para Ocasiões Especiais  
Vários (Autor)  
(ed. SBV)

Brotos- Receitas da Culinária Viva 
Da Germinação à Mesa 
Kathleen O’Bannon (Autor) 
(ed. Alaúde)

Cozinha Natural Gourmet 
A culinária de Tatiana Cardoso e o restaurante Moinho de Pedra 
Tatiana Cardoso (Autor)
(ed. Dba)

12 Passos para o Crudivorismo 
 Saúde e vitalidade sem alimentos cozidos 
Victoria Boutenko (Autor), Clara Alain (Tradutor), Dr. Gabriel Cousens (Prefácio) 
(ed. Alaúde)

Virei vegetariano. E agora? 
Dr .Eric Slywitch (Autor) 
(ed. Alaúde) 

Cozinhando com Cascas, Talos e Folhas 
Maria do Céu (Autor) 
(ed. FTD)

Festa Vegetariana 
Receba os Amigos Com Classe e Sabor
Celia Brooks Brown (Autor), Maria Sylvia Corrêa (Tradutor)
(ed. Alaúde)

 

Saiba que...

Existe até uma campanha que tem por objetivo ajudar as pessoas a tirarem a carne do cardápio às segundas-feiras. A Campanha Segunda Sem Carne (/www.segundasemcarne.com.br) se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de carne para alimentação tem sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais, convidando-as a tirar a carne do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores.

Existente em vários outros países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido (onde é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney) e apoiada por inúmeros líderes internacionais, a campanha foi lançada em São Paulo em outubro de 2009 numa parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) (www.svb.org.br) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/), posteriormente estendendo-se a várias outras cidades brasileiras.

Para facilitar a adoção deste hábito, a SVB fornece receitas saborosas, dicas de nutrição, notícias e informações qualificadas a respeito das razões éticas, ambientais e de saúde para passar essa ideia adiante (https://www.segundasemcarne.com.br/category/receitas/).

 

 

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso