X
X

Diário da Região

06/11/2015 - 09h32min

Carreira

10 dicas para se destacar na entrevista de emprego

Carreira

Divulgação Lembre-se de estabelecer conexão com seu entrevistador
Lembre-se de estabelecer conexão com seu entrevistador


Se você pensa que  um bom currículo, recomendações impecáveis e apresentação pessoal adequada são suficientes para se dar bem em um processo seletivo está enganado. A entrevista de emprego é que pode decidir se o candidato  irá ou não ser contratado. Em tempos de mercado de trabalho encolhendo, só no Brasil já são mais de 8,6 milhões de desempregados segundo o IBGE-  o candidato deve ter jogo de cintura e conhecimentos necessários para responder às perguntas do recrutador adequadamente. O comportamento do candidato em relação a um teste de seleção ou uma entrevista de emprego é bastante observado pelo profissional de recrutamento e seleção. Para o sucesso na entrevista é preciso saber lidar com todas as características emocionais negativas como: nervosismo, ansiedade, medo, insegurança e timidez.

 

Saiba mais sobre a empresa

Para que o candidato sinta maior segurança na entrevista, é importante que ele faça o planejamento adequado, saber mais sobre a empresa, sobre o cargo que está sendo ofertado, ler sobre atualidades, fazer uma auto-avaliação e se sentir capaz. Além de ter que superar todos os sentimentos negativos, é importante ter também uma boa postura ao se apresentar.

 

Tempo para convencer é limitado
Em uma entrevista de emprego, você dispõe de uma quantidade limitada de tempo e terá que construir empatia com seu entrevistador com certa rapidez. Ao estabelecer uma conexão significativa com o recrutador, você obtém um impacto positivo no resultado final de sua entrevista. Afinal, um ponto crucial para contratação é o recrutador gostar do candidato. Você tem apenas uma hora (ou talvez menos) para fazer o recrutador gostar de você e convencê-lo de que você pode trabalhar na vaga que ele precisa preencher. Mesmo se tratando de um curto período de tempo, é perfeitamente possível construir esse relacionamento. Todavia, isso pode ser mais fácil para alguns do que para outros. Para ajudá-lo, Rodrigo Soares, diretor da Hays, uma das maiores recrutadores do mundo, selecionou 10 dicas que farão seu recrutador gostar de você:

 

1. Simpatia
Lembre-se de sorrir quando você está sendo apresentado pela primeira vez, quando você for se despedir e regularmente durante a entrevista. Isso pode soar como um exemplo óbvio, mas é interessante como muitas pessoas não o fazem. Muitos entrevistados não sorriem em nenhum momento, talvez devido a seriedade da situação. Portanto, deixe o nervosismo de lado e sorria.

 

2. Um bom aperto de mãos
Seja o primeiro a estender a mão para um aperto de mãos firme e cumprimente o seu entrevistador. Mais uma vez, pode parecer óbvio, mas a primeira impressão é realmente vital e esse simples gesto transmite confiança.
 

3. Mantenha o contato visual

Criar e manter contato visual durante a reunião é outra forma de gerar empatia. Não estabelecer contato visual pode tornar a situação desconfortável, além de não demonstrar interesse. É claro que muito contato visual é desnecessário, assim como olhar para longe regularmente. Mantenha o foco na entrevista.

 

4. Lembre o nome do seu recrutador
Se você está tentando estabelecer um relacionamento e uma boa impressão, é imprescindível que guarde o nome do recrutador – tenha certeza de que você ouviu o nome corretamente. Esse é um truque muito utilizado por políticos quando estão sendo entrevistados por jornalistas e é, surpreendentemente, eficaz.

 

5. Mantenha um diálogo equilibrado
O que eu quero dizer com diálogo equilibrado? Bem, é um diálogo em que entrevistador e entrevistado falam na mesma proporção de tempo, ou aproximada. Criar um diálogo equilibrado em que você ouve tanto quanto você fala é muito importante. Mostre que você está interessado e faça perguntas inteligentes. Em alguns momentos você também pode resumir ou parafrasear algo que o recrutador disse e formular perguntas. Dessa forma, você demonstrará que está atento ao que ele está dizendo.


6. Lembre-se, seu entrevistador é um ser humano
Apesar da posição em que se encontra, seu entrevistador é um ser humano como você. Tenha isso em mente para colocar a situação em perspectiva e manter o nervosismo sob controle. Lembrar que o recrutador é apenas mais um ser humano, que também pode estar se sentindo ansioso com a entrevista, pode ajudar a quebrar as barreiras e te acalmar.

 

7. Valorize o entrevistador
Ao se preparar para uma entrevista, faça sua pesquisa sobre a empresa, o recrutador e a vaga para qual você está se candidatando – o LinkedIn é uma boa ferramenta para você fazer isso. Nada ajuda mais do que o conhecimento para construir um relacionamento com alguém que você vai se encontrar. Vá preparado com algumas perguntas para o recrutador. Para construir uma ligação mais forte, por exemplo, você pode perguntar sobre a carreira dele (a) ou sobre a história com a empresa.


8. Identifique a linguagem corporal
A linguagem corporal é mais uma forma de avaliação dos consultores, e a melhor maneira para você ser bem visto é "entrar no ritmo" do entrevistador. Você pode fazer isso de diversas formas, sutilmente imitando os mesmos padrões e velocidade de fala, tom de voz e gestos. Mas tome cuidado para não exagerar, não se trata de uma imitação e sim uma equalização de “linguagem corporal e fala”.

 

9. Seja memorável - mantenha sua personalidade
Não tenha medo de deixar sua personalidade aparecer, isso ajuda o entrevistador a ver quem você realmente é. Responda as perguntas com honestidade e clareza. E lembre-se, um entrevistador experiente pode facilmente identificar se o candidato não está confortável e se está forçando uma personalidade em vez de agir naturalmente.


10. Faça contato após a entrevista
Após a entrevista, envie um e-mail agradecendo o recrutador e demonstre como você gostou de conhecê-lo. Isso demonstra interesse na oportunidade e faz com que o entrevistador não se esqueça de você.
 
 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso