X
X

Diário da Região

01/06/2016 - 00h00min

Bem perto do sonho olímpico

Seleção Brasileira de basquete convoca a lateral rio-pretense Jaqueline Silvestre

Bem perto do sonho olímpico

Andréa Iseki/DGABC Jaqueline (3ª a partir da direita) ajudou o Brasil a conquistar o Sul-Americano na semana passada
Jaqueline (3ª a partir da direita) ajudou o Brasil a conquistar o Sul-Americano na semana passada

Aos 30 anos, a lateral rio-pretense Jaqueline Silvestre vive a expectativa de disputar sua primeira Olimpíada. Presença constante na Seleção Brasileira neste último ciclo olímpico, Jaqueline está entre as 18 atletas convocadas nesta terça-feira pelo técnico Antonio Carlos Barbosa para a fase de preparação para os Jogos do Rio de Janeiro. “Ainda vai haver cortes, só 12 irão para a Olimpíada, mas estou muito feliz pela convocação e vou trabalhar bastante, dar meu melhor para estar entre as 12”, disse Jaqueline, que há cinco anos defende o Santo André.

Jaqueline esteve no grupo que conquistou o Sul-Americano da Venezuela, na semana passada. Aliás, é uma especialista neste torneio e esteve nas últimas cinco conquistas brasileiras com a Seleção. “Ainda estive em dois Pan-Americanos, onde fomos bronze no México (Guadalajara 2011) e quarto em Toronto, no Canadá, no ano passado”, lembra Jaqueline, que considera estar na melhor fase da sua carreira. “É a minha grande chance de estar em uma Olimpíada, e o melhor de tudo, em casa.”

A convocação de Barbosa rendeu uma tarde de muitas ligações e mensagens de Rio Preto para parabenizá-la. “Me sinto mais experiente e madura. Tive minha primeira oportunidade na Seleção aos 19 anos, mas agora estou preparada para essa competição”, emendou. Não há nenhuma surpresa na lista, que engloba as 15 jogadoras que treinam desde o início do mês e as três que ficaram de fora do Sul-Americano porque estão atuando na WNBA. A preparação para o Rio-2016 começou em 2 de maio, quando um grupo de 15 atletas se reuniu em Campinas para treinar visando o Sul-Americano. 

Deste elenco, três jogadoras foram cortadas e não disputaram a competição continental: as armadoras Babi e Adrianinha, além da ala Isabela Ramona. Agora, as três voltam à convocação, que também tem as pivôs Damiris, Érika e Clarissa. Damiris fez pré-temporada pelo Atlanta Dream, mas foi liberada de jogar a temporada de 2016 da WNBA. A franquia da Geórgia, à época, disse que ela ficaria treinando para a Olimpíada. O treinador planeja viajar para a França, em 29 de junho, para três amistosos contra as donas da casa, já com um grupo de 13 atletas, após três cortes.

“Na França definiremos as outras dez jogadoras para a Olimpíada. As outras duas estão garantidas”, assegurou Barbosa sobre Érika e Clarissa. A programação da Seleção prevê um quadrangular no fim de julho, em Campinas, contra França, Japão e um time a definir. Em 2 de agosto, na semana de abertura dos Jogos, a equipe encerra a preparação com um amistoso em Mogi das Cruzes, também com adversário ainda indefinido. Barbosa prometeu fazer um “mix” entre veteranas e atletas mais jovens. 

“Um time formado não só por atletas experientes, mas também de atletas que farão base para um outro ciclo olímpico, e que tenha já dado algum resultado.” Ele chamou as armadoras: Adrianinha (América-PE), Babi, Joice (ambas do Corinthians/Americana) e Tainá (América-PE); as alas: Iziane, Palmira, Isabela Ramona (as três do Sampaio), Jaqueline Silvestre (Santo André), Patrícia Ribeiro (Maranhão) e Tatiane (América-PE); as pivôs: Érika, Clarissa (ambas do Chicago Sky-EUA), Damiris, Gilmara (ambas do Corinthians/Americana), Ega (Maranhão), Karina Jacob, Nádia (ambas do Sampaio-MA) e Kelly (América-PE).

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso