X
X

Diário da Região

10/11/2016 - 00h00min

O RETORNO AO MINEIRÃO

Noite promete ser quente no clássico entre Brasil e Argentina

O RETORNO AO MINEIRÃO

Lucas Figueiredo/CBF Tite reconhece que o estádio de Belo Horizonte carrega uma carga emocional muito grande desde a vexatória derrota para os alemães
Tite reconhece que o estádio de Belo Horizonte carrega uma carga emocional muito grande desde a vexatória derrota para os alemães

O Brasil terá nesta quinta-feira, às 21h45, o duelo mais difícil destas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, que será na Rússia, desde a chegada de Tite à Seleção. No Mineirão, em Belo Horizonte, palco dos 7 a 1, a Seleção encara a rival Argentina, pela 11ª rodada, e a pressão de um estádio que há pouco mais de dois anos presenciou o maior fiasco da história do futebol brasileiro. Mesmo que os argentinos vivam um mau momento, a expectativa é de que o embate recheado de rivalidade e que colocará em lados opostos dois dos melhores jogadores do mundo, Messi e Neymar, seja trepidante.

O técnico Tite reconhece que o Mineirão carrega uma carga emocional muito grande desde a goleada impiedosa aplicada pela Alemanha na semifinal da Copa de 2014. “Esse assunto faz parte (das conversas com os jogadores) porque ele faz parte da realidade e faz parte da história”, admitiu o treinador.

Mesmo assim, o treinador tenta tirar o peso da história sobre a partida. “Assim que nós assumimos, nos foi passado que havia um jogo que estava se encaminhando para ser no Mineirão, o local dos 7 a 1. E foi num momento em que ninguém sabia dos resultados que iríamos ter. Eu não sabia que nós íamos vencer quatro jogos”, lembrou Tite. “Vamos rotular o estádio por causa disso?”

Uma vitória da Seleção não será suficiente para apagar da memória aqueles 7 a 1, mas em contrapartida um triunfo sobre a Argentina deixará a Seleção muito próxima do Mundial de 2018. Se vencer, o Brasil chegará aos 24 pontos, um a menos do que a pontuação que garantiu o Equador na última Copa - vale ressaltar que, naquela ocasião, as Eliminatórias contaram com apenas nove seleções, uma a menos do que agora, já que o Brasil era o país-sede e tinha vaga garantida.

Nesta quinta-feira, Tite só não terá o volante Casemiro, cortado por lesão. O time será praticamente o mesmo que vinha atuando e contará ainda com o reforço de Marcelo na lateral esquerda, que volta depois de ficar fora das duas últimas partidas por contusão. No banco de reservas, Douglas Costa será opção para o ataque pela primeira vez. A oportunidade de repetir o time dá ao Brasil um pouco do entrosamento que não foi possível ter devido ao curto tempo de treinamento. A Seleção realizou apenas três atividades em Belo Horizonte, sendo que somente nas duas últimas delas Tite conseguiu contar com o elenco completo.

A grande expectativa é pelo duelo entre Messi e Neymar. Questionado sobre qual dos dois pode desequilibrar mais, Tite é evasivo. “Nosso desafio como técnico é potencializar as virtudes que eles têm”, afirmou o treinador, fazendo referência também ao técnico da Argentina, Edgardo Bauza. “Ao mesmo tempo, temos que tentar neutralizar. Não se para Messi, não se para Neymar, mas a gente pode diminuir o número de ações deles.”

Sexta colocada na tabela de classificação, a Argentina passa por um momento de instabilidade, mas para Tite isso não deverá fazer diferença. “Se você pegar quatro rodadas atrás, a coisa estava toda invertida”, ponderou o treinador. Tite também alerta para o forte elenco da Argentina, mesma preocupação demonstrada ao longo da semana pelo zagueiro Marquinhos e pelo meia Renato Augusto.

Ficha técnica

Brasil

Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Fernandinho, Paulinho e Renato Augusto; Philippe Coutinho, Gabriel Jesus e Neymar. Técnico: Tite.

Argentina

Romero; Zabaleta, Otamendi, Funes Mori e Más; Mascherano, Enzo Peréz, Biglia e Messi; Higuaín e Dí Maria. Técnico: Edgardo Bauza.

Árbitro: Julio Bascuñan (Chile). Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira, às 21h45, com transmissão ao vivo pela TV Globo e pelo canal por assinatura SporTV.

Messi volta ao time argentino

Passando por mau momento nas Eliminatórias, a Argentina quer fazer deste jogo o início da reação para subir na classificação. O objetivo é conquistar pelo menos quatro pontos nestes dois últimos jogos da temporada - na próxima terça recebe a Colômbia - e para isso confia na volta de Messi. “Não estamos no nosso melhor (momento), mas sabemos o que representa este clássico”, disse o goleiro Sergio Romero. “Queremos que este seja nosso ponto de decolagem”, acrescentou.

Outros jogos

Com 20 pontos, o Uruguai conta com o fator casa diante do Equador, às 21h (de Brasília) para se manter pelo menos na vice-liderança. “Daremos um passo grande para a classificação (se vencer o Equador)”, disse o técnico Óscar Tabárez. Artilheiro da Eliminatório com sete gols, Cavani, suspenso, não joga. Em Barranquilla, a Colômbia contará com a volta de Falcao García diante do Chile, às 18h30. O atacante ficou um ano sem servir à seleção. Paraguai e Peru se enfrentam às 21h30, em Assunção. Por fim, a lanterna Venezuela e a vice-lanterna Bolívia duelam em solo venezuelano, às 21h30. 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso