X
X

Diário da Região

22/11/2015 - 00h00min

Incentivo

Cinco atletas de Rio Preto participam da Paralimpíada

Incentivo

Sergio Isso Os jogadores Vinicius Brandão e Ezequiel Gonzales, e o técnico Bruno Valejo representam São Paulo
Os jogadores Vinicius Brandão e Ezequiel Gonzales, e o técnico Bruno Valejo representam São Paulo

Rio Preto terá cinco atletas e dois treinadores na seleção do estado para a disputa das Paralímpiadas Escolares, que começam nesta segunda-feira, 23, em Natal, no Rio Grande do Norte. A delegação paulista está formada por 110 pessoas, sendo 73 alunos atletas com deficiências - física, intelectual e visual - na faixa etária de 12 a 17 anos, de 47 municípios. Além dos judocas Natalia de Souza Martins, 14 anos, e Valter Henrique Fernandes da Silva e Luis Henrique Martins da Silva, ambos de 16 anos, do Clube Amigo dos Deficientes (CAD) em parceira com Institutos dos Cegos Trabalhadores, a Associação Renascer conseguiu classificar dois mesatenistas.

Vinícius Pereira Brandão, 16 anos, que compete na categoria B, e Ezequiel Henrique Gonzales, 15, que vai na categoria A, ambas na deficiente intelectual. “Fomos para a seletiva sem saber o que encontraríamos e conseguimos classificar os dois”, comentou o técnico Bruno Ramires Valejo, que integrará a comissão técnica de São Paulo no tênis de mesa. Cássio Gustavo Gonçalves, do CAD, será o técnico do judô.

A seletiva em que conseguiram as vagas foi disputada em Lindóia, no início de setembro. Desta vez, a Renascer não conseguiu classificar nenhum aluno para o atletismo, como ocorreu nos últimos dois anos. “Há quase dez anos começamos esse trabalho, queria fazer com que os alunos tivessem a vivência do esporte, não pensávamos em formar atletas”, disse Valejo, lembrando que já existem alunos que são bolsistas de programas de incentivo pelo bom rendimento. Atualmente, a Renascer possui 50 crianças que praticam atletismo, tênis de mesa e bocha.

Para Vinícius e Ezequiel será a chance de conhecer uma nova realidade. Os dois, que possuem dificuldade de aprendizado e, por isso, estão na escola, viajarão pela primeira vez de avião. “Quero ser campeão, vai ser maravilhoso”, disse Ezequiel, que é de Guapiaçu e há nove anos estuda na Renascer. “É difícil acertar a bolinha, mas treinei bastante”, emendou o garoto que também é apaixonado por futebol. Vinícius é de Ipiguá, também gosta de futebol e estuda na Renascer há seis anos. “Vai ser uma experiência nova. Treinei bastante e vai dar para buscar uma medalha”, disse Vinícius.

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo participa da organização e realização dos Jogos Escolares, evento que seleciona os alunos que participam das Paralimpíadas Escolares. O objetivo é promover, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os alunos das Unidades Escolares da rede de ensino de todo o País. No Nordeste pela primeira vez, as Paralimpíadas terão mais de mil atletas competindo em oito modalidades: atletismo, bocha paralímpica, goalball, futebol de sete, judô, natação, tênis em cadeira de rodas e tênis de mesa.

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso