X
X

Diário da Região

15/08/2015 - 00h00min

Um dia de bronze

Basquete feminino ganha da Argentina e fica em 3º no Parapan

Um dia de bronze

Fernando Maia/MPIX/CPB/Divulgação Rio-pretense Antônio Tenório, bronze no judô e Jerusa Santos e seu guia ficaram em 3º nos 400m
Rio-pretense Antônio Tenório, bronze no judô e Jerusa Santos e seu guia ficaram em 3º nos 400m

Quatro paratletas de Rio Preto comemoraram a conquista de suas medalhas de bronze nesta sexta-feira nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá. O basquete cadeirante feminino, das jogadoras Mônica Santos e Rosália Ramos, ambas da ADR de Rio Preto, superou a Argentina na disputa pelo bronze por 49 a 19. Perla Assunção e Lia Martins foram os destaques com 14 pontos cada. Mônica e Rosália ajudaram com cinco pontos cada. As brasileiras haviam perdido a semifinal para os Estados Unidos, na noite de quinta-feira, por 80 a 32.

O basquete masculino, que tem os paratletas Paulo César Jatobá, Serginho, Erick Epaminondas, Berg e Edilson Lango, todos do Clube Amigos dos Deficientes (CAD/Vetnil/Smel/Novartis), perdeu a semifinal para o Canadá por 70 a 54, e neste sábado, às 9h30, disputa o bronze contra a Argentina. O outro bronze foi de Jerusa Geber Santos e seu guia Luiz Barboza dos Santos, matriculados pelo CAD, na prova dos 400 metros da classe T11 (deficiente visual), com o tempo de 1m00s14, atrás das também brasileiras Terezinha Guilhermina, ouro, e Thalita Simplício da Silva, prata.

O outro bronze rio-pretense foi de Antônio Tenório da Silva. Competindo em nova categoria, até 90kg, Tenório, tetracampeão paralímpico, venceu o venezuelano Hector Espinoza na disputa do terceiro lugar. O Brasil já superou a sua melhor campanha em número absoluto de medalhas e também em quantidade de ouros. 

As conquistas em provas de atletismo, natação e tênis foram fundamentais para ultrapassar os 228 pódios do Rio-2007 e as 91 medalhas de ouro que foram conquistadas na Cidade do México, em 1999. Após as provas de ontem, o Brasil tem 104 de ouro, 73 de prata, 74 de bronze, totalizando 251. O Canadá tem 48 ouros, 61 pratas, 54 bronzes e o total de 163. Os Estados Unidos estão em terceiro, com 38 de ouro, 47 de prata, 44 de bronze e 129 no total.

A velocista Terezinha Guilhermina, que já havia sido campeã dos 100m, colaborou com o ouro dos 200m. Ela faturou a prova com o tempo 24s89. O pódio da prova teve também a brasileira Thalita Simplício. Alan Fonteles venceu os 200m, classe T44, com o tempo de 22s08. Mateus Evangelista ganhou os 200m da classe T37.

Mais um ouro brasileiro foi obtido por Petrúcio Ferreira, ganhador dos 200m da classe T47 com o tempo de 21s52. Yohansson Nascimento ficou com a segunda posição, com 22s11. Um pódio triplo na natação fez com que o Brasil obtivesse a sua melhor campanha em número total de medalhas no Parapan. As medalhas de número 229, 230 e 231 foram conquistadas por Vanilton Nascimento, Ruiter Silva e Matheus da Silva, ouro, prata e bronze, respectivamente, dos 100m livre, classe S9.

 

 

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso