X
X

Diário da Região

15/06/2016 - 00h00min

Seleção Brasileira

Acaba mais uma era Dunga

Seleção Brasileira

Marcelo D. Sants/Framephoto/Estadão Conteúdo Tite se reuniu com o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero
Tite se reuniu com o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero

Demitido nesta terça-feira à tarde pela CBF, Dunga deixa o comando da Seleção Brasileira após uma passagem bastante decepcionante em sua segunda era no comando do time nacional. Embora tenha reiniciado bem esta sua última trajetória, com dez vitórias em dez amistosos, além do título do Superclássico das Américas de 2014 com vitória sobre a Argentina de Messi, o treinador fracassou em duas Copas Américas em sequência e agora saiu do cargo com o Brasil na sexta posição das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2018.

 

Arte - Dunga - 15062016

Essa sua última era como comandante da seleção principal contou com 26 jogos, nos quais ele acumulou 18 vitórias, cinco empates e três derrotas. A última delas foi no domingo passado, quando o Brasil caiu por 1 a 0 diante do Peru, nos Estados Unidos, e foi eliminado na primeira fase da Copa América Centenário, o que não acontecia com a Seleção na competição desde 1987.

Antes disso, Dunga caiu junto com a Seleção nas quartas de final da Copa América de 2015, no Chile, onde foi superado pelo Paraguai nos pênaltis, dando adeus à competição continental com uma campanha de duas vitórias, um empate e uma derrota. O momento ruim no comando da Seleção continuou nas Eliminatórias, na quais o Brasil obteve duas vitórias, três empates e uma derrota nos seis primeiros jogos até aqui e ocupa apenas o sexto lugar. Assim, Dunga já foi para a Copa América Centenário pressionado e desprestigiado pela maioria dos torcedores brasileiros.

Dunga também esteve à frente da seleção olímpica que foi aos Jogos de Pequim, em 2008, onde amargou outra grande decepção ao ser derrotado por 3 a 0 pela Argentina, na semifinal, antes de conquistar o bronze com uma vitória pelo mesmo placar sobre a Bélgica. Até o fechamento desta edição, Tite estava reunido com o presidente da CBF, Marco Polo del Nero, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, para discutir detalhes para assumir o cargo que era ocupado por Dunga. O treinador foi ao Rio acompanhado de seu auxiliar Cleber Xavier após comandar um treino do Corinthians na tarde desta terça­feira.

No momento em que a CBF demitia Dunga no Rio, nesta terça­feira, Tite caminhava sozinho no CT do Corinthians, em São Paulo, após longa conversa com o presidente Roberto de Andrade. Minutos depois, o treinador conversou com todo o elenco no gramado. Tite já foi crítico de Del Nero. No fim do ano passado, o treinador assinou um manifesto organizado pelo Movimento Bom Senso onde pedia a renúncia do presidente da CBF e de toda sua diretoria. O protesto teve o apoio de mais de cem personalidades. Além de Tite, assinaram ainda Pelé, Zico, Dorival Junior, Paulo Autuori, Rogério Ceni e Alex. O documento também recebeu apoio do compositor Chico Buarque.

Desembarque

Depois de fracassarem na Copa América Centenário, quase todos os jogadores da Seleção desembarcaram no final da manhã desta terça-feira no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. O capitão Miranda falou em nome do grupo. “A Seleção teve uma má atuação na competição. Esperávamos terminar entre os quatro primeiros. Cada um tem a sua parcela de culpa e é o momento de cada um fazer a sua autocrítica e já pensar nas Eliminatórias”, afirmou o zagueiro.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso