Diário da Região

28/05/2006 - 09h34min

Etiqueta e sucesso

Você tem estilo profissional?

Etiqueta e sucesso

Carlos Chimba A palestrante Karina Penna ensinou etiqueta profissional
A palestrante Karina Penna ensinou etiqueta profissional
Decotes arrasadores, roupas transparentes ou apertadas, toques irritantes de celular, cara feia ou adesivos mimosos nas unhas. Coisas que estão super na moda podem prejudicar o funcionário no ambiente de trabalho, pois para se destacar entre os demais os aspectos pessoais contam. E muito. Construir e manter uma boa imagem profissional é imprescindível para quem deseja conseguir um emprego ou se estabilizar profissionalmente. Para isso, muitas empresas e profissionais recorrem a cursos e treinamentos, como os de etiqueta profissional. Cuide, em primeiro lugar, de si mesmo, da sua apresentação pessoal. Invista na sua imagem. Existem pessoas que marcam sua existência pela elegância, outras pela total falta de bom senso na hora de se vestir e se portar.

Quando for trabalhar deixe em casa as roupas coloridas, transparentes e decotadas, as saias justas, as bijuterias grandes e pesadas, os saltos muito finos e altos, as gravatas de bichinhos, aquele terno pink, o sapato velho e desgastado. A consultora de estilo e etiqueta Karina Penna esteve em Rio Preto na última semana para uma palestra e falou ao Diário como e o que os profissionais devem fazer para ter etiqueta profissional e com isso se destacar no mercado.

Confira abaixo trechos da entrevista:


Diário - O que é etiqueta profissional?
Karina Penna - É o diferencial exigido pelo mercado. São características que o trabalhador apresenta que o diferenciam na sua área de atuação.

Diário - Na prática, como funciona?
Karina Penna - Quando falamos em etiqueta é preciso citar os três ?E?: etiqueta, educação e elegância. Estas são as regras dentro do comportamento e do estilo de cada um. Quando você diz ?muito obrigada?, você faz isso com todas as pessoas? Ou somente com os chefes da empresa? Essa atitude precisa ser constante, fazer parte do dia-a-dia dos profissionais. Esse é o diferencial.

Diário - Quais os itens desse diferencial?
Karina Penna - São comportamento, postura, moda, detalhes, gentileza e carisma. Não basta ceder seu lugar a um velhinho e pronto, você se transformou em uma pessoa gentil. Hoje os profissionais estão limitados a fazer somente o que é sua obrigação. Só conseguem ser gentis com amigos. Outro item importante é o carisma. Muita gente trabalha de cara fechada. Você gosta de trabalhar com pessoas de mau humor ou prefere a companhia dos mais alegres? Em que grupo você se encaixaria? Cara feia é horrível, mas também não vá ficar rindo à toa por aí. A palavra-chave no ambiente de trabalho é o equilíbrio.

Diário - Como o profissional pode mudar os seus maus hábitos dentro da empresa?
Karina Penna - Isso depende de muita dedicação e esforço. É preciso ensinar o funcionário a ter bons hábitos. Isso deve ser trabalhado com treinamentos. O ambiente também deve favorecer. Muitas vezes, o profissional erra no comportamento ou no seu modo de vestir por não saber as regras da empresa. Esta não pode cobrar o que não é regra. Por isso, é preciso dar referências, mostrar ao funcionário quais são as atitudes desejadas pela empresa.

Diário - Como a postura pode influenciar a vida profissional?
Karina Penna - O trabalhador deve estar ciente de que cada postura corporal transmite uma mensagem. Alguns atos como mexer no cabelo ou roer as unhas, por exemplo, são horríveis. O primeiro é sinal de insegurança. Muitas vezes, quem faz nem percebe. Nada de ficar jogado na cadeira ou encostado na parede. O ideal seria fazer um curso extra para determinar a postura adequada.

Diário - Como escolher a roupa adequada para o trabalho?
Karina Penna - A primeira regra é saber qual é o estilo da empresa. Segundo, ter bom senso. Nada de decotes, transparências ou roupas curtas. Algumas pessoas vão trabalhar com roupas novas, sociais, que não têm nada a ver com o trabalho. Se o seu estilo é diferente do exigido pela empresa, ou você se adequa

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso