X
X

Diário da Região

27/10/2016 - 00h00min

CARTEIRA ASSINADA

Rio Preto cria empregos pelo segundo mês consecutivo

CARTEIRA ASSINADA

Arquivo Auxiliar de produção na área metalúrgica oferece dez vagas
Auxiliar de produção na área metalúrgica oferece dez vagas

Pelo segundo mês consecutivo, Rio Preto registrou saldo positivo de contratações ante o número de demissões. Foram criadas 291 vagas em setembro, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. A curva ascendente começou em agosto deste ano com 239 novas carteiras assinadas. Antes disso, o último resultado positivo havia acontecido em agosto de 2015, com dez novos empregos.

Para o economista José Firmino, novos postos de trabalho são sempre bons, mas ainda é cedo para falar em recuperação. Embora gere uma expectativa muito importante para a economia, a confiança dos empresários e consumidores ainda oscila. O maior número de contratações foi nos serviços: 472. “Esta atividade reage um pouco mais cedo que as demais e Rio Preto tem características fortes no setor”, diz Firmino.

A indústria de transformação, por sua vez, encerrou o mês com saldo negativo de 184 postos. Para o economista Hipólito Martins Filho, o número é preocupante e fruto de uma recessão. “É setor que gera emprego qualificado, salários melhores e produtividade maior”, comenta. Ele explica que a indústria é a ponta do processo: se o consumo no comércio cai, ela deixa de receber encomendas, a produção cai e com ela o nível de emprego.

 

Arte - Emprego em Rio preto - 2710016 Clique na imagem para ampliar

A expectativa para os próximos meses, no entanto, é positiva. “Que comece a melhorar. Os juros começaram a cair. A PEC 241, boa ou ruim, foi aprovada na Câmara e isso causa expectativa positiva. O final do ano está se aproximando e sempre gera um pouco mais de emprego.” Outros setores que demitiram foram o comércio (51), a administração pública, a agropecuária (7), a indústria extrativa mineral (1) e o serviço industrial de utilidade pública (1). Houve 71 contratações na construção civil. 

Saldo ainda é negativo

No acumulado dos nove primeiros meses de 2016, Rio Preto tem um déficit de 2.506 empregos, um recuo de 1,8%. Os únicos dois setores que contrataram neste período foram serviços industriais de utilidade pública (9) e serviços (46). Os que amargam o maior número de demissões ante as contratações são 854 (indústria de transformação) e comércio (1.578). 

Já nos últimos 12 meses (outubro de 2015 a setembro deste ano) a perda foi de 5.447 postos de trabalho, queda de 3,83%. O pior mês foi dezembro, quando houve demissão de 2.169 trabalhadores. Somente os serviços industriais de utilidade pública contrataram no período. Foram cinco novos empregos. Os que mais demitiram foram os serviços (971), comércio (1.553) e indústria de transformação (2.046).

Em todo País

O Brasil perdeu 39.282 vagas formais de emprego em setembro deste ano. De acordo com dados do Caged, o saldo negativo é menor do que o registrado no ano passado, quando foram fechados 95.602 postos no mesmo mês. Em setembro, foram contratadas 1.142.797 trabalhadores e demitidos 1.182.079.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso