X
X

Diário da Região

05/08/2015 - 09h34min

Rio

Receita média por usuário da TIM caiu 7,2% no 2º trimestre

Rio

A receita média por usuário (Arpu, na sigla em inglês) da TIM atingiu R$ 16,1 no segundo trimestre do ano, queda de 7,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com informações divulgadas pela companhia, o resultado foi afetado em grande parte pelo corte da tarifa de interconexão móvel (VU-M) e pela desaceleração macroeconômica. Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, a queda do Arpu foi de 3,5%. O indicador de tempo de uso (MOU, na sigla em inglês) também caiu, 13,6%, para 119 minutos no segundo trimestre ante o mesmo período de 2014. Segundo a empresa, a retração se deve principalmente à migração de uso, intensificação de novas tecnologias relacionadas a dados e a consequente menor utilização dos serviços de voz tradicionais. A retração perante o primeiro trimestre do MOU foi de 1,3%. Já a receita líquida total foi de R$ 4,35 bilhões entre abril e junho, retração de 8,8% na comparação com o segundo trimestre de 2014. A receita líquida de serviços somou R$ 3,78 bilhões, queda de 5% na mesma comparação. Assinantes A TIM encerrou o segundo trimestre do ano com uma base de assinantes de 74,6 milhões de linhas, crescimento de 0,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já a base de assinantes total com aparelhos 3G terminou o segundo trimestre do ano com 43,2 milhões de usuários, um aumento de 42,8% em relação ao segundo trimestre de 2014, motivado pela estratégia de equipar seus clientes com smartphones para estimular a penetração dos serviços de dados, como explica a administração no informe de resultados. Em relação à base 4G, o total foi de 3,8 milhões de usuários até o final de junho, aumento de 25,4% em relação à base de março ou aumento de 773,1 mil no trimestre. As adições líquidas totalizaram resultado negativo de 1,1 milhão de linhas, como resultado de um menor número de adições brutas - 8,8 milhões de linhas e redução de 6,5% contra o segundo trimestre de 2014 - e mais desconexões - 9,9 milhões de linhas no período com alta de 9,0% na comparação anual. Assim, o churn (taxa que mede o número de clientes desligados da base de clientes) no segundo trimestre aumentou para 13,2%, ante os 12,3% no mesmo período do ano passado. A base de clientes pós-pagos chegou a 13,5 milhões de usuários em junho de 2015, um crescimento anual de 10,6%. Durante o segundo trimestre, a TIM adicionou 525 mil usuários no segmento pós-pago, contra 10 mil adições líquidas no mesmo período do ano passado.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso