X
X

Diário da Região

10/03/2016 - 00h00min

CUSTO

Inflação de fevereiro tem leve queda e fecha em 0,60%

CUSTO

Mara Sousa IPTU subiu 10,48%, foi a maior alta registrada no mês passado em Rio Preto
IPTU subiu 10,48%, foi a maior alta registrada no mês passado em Rio Preto

Os aumentos de preços dos alimentos, do IPTU e dos combustíveis foram os grandes responsáveis pela inflação de Rio Preto em fevereiro. De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor de Rio Preto (IPC-RP), divulgado ontem, a inflação fechou o mês passado em 0,60%, pouco menor do que o resultado de janeiro, que havia sido de 0,69%. No bimestre, o acumulado é de 1,30%.

O grupo de alimentos teve contribuição de 0,221% na composição do índice da inflação do mês passado. Em seguida, aparece o grupo transportes, com 0,147%. Na terceira posição surge o grupo habitação, com participação de 0,138%. Individualmente, as maiores altas foram do IPTU, de 10,48%, e contribuição de 0,163%. Laranja aparece com alta de 27,32% e contribuição de 0,092%. A gasolina subiu 1,89% e contribuiu com 0,053%. 

Já o etanol teve alta de 4,03% e participação de 0,053%. “Observamos também um reajuste de 15,82% no valor das corridas de táxi”, afirmou a economista Emília de Toledo Leme, da Prefeitura de Rio Preto, uma das coordenadoras da pesquisa mensal. Entre os itens que mais registraram baixas de preços os destaques foram computador (-7,17%), alcatra (-5,88%), maçã (-15,87%), batata (-14,22%) e contrafilé (-5,72%). “Os preços das carnes de primeira estavam muito pressionados, mas com a queda da demanda, passaram a baixar”, informou Emília.

Nos últimos 12 meses, o acumulado é de 9,05%. A expectativa para os próximos meses - ainda que não possa ser cravada em função das turbulências políticas - é uma inflação mais controlada, distante dos números nacionais. O teto da meta nacional é de 6,5% e a cidade deve ficar acima disso, mas em números menores que os de 2015, que foram de 10,22%. “Rio Preto tem uma estrutura diferente, que absorve melhor os impactos, mas ainda assim não fica imune da expectativa nacional”, disse o economista Bruno Sbrogio, das Faculdades Integradas Dom Pedro 2º.

Terceira idade

O índice que mede o custo de vida da população da terceira idade de Rio Preto ficou em linha com os dados do IPC Geral. No mês passado, fechou em 0,63%. Os mesmos fatores contribuíram para o resultado: alimentos, transportes e habitação. A diferença é que o peso dos transportes é menor para esses moradores. No acumulado do ano, o índice está em 0,544%. Nos últimos 12 meses, a inflação está em 8,6%.

Drible a inflação

  • Buscar os melhores preços por meio de pesquisas em todos os segmentos de consumo
  • Reduzir ao máximo os gastos mensais. Para isso, é preciso entender a fundo o orçamento para ver onde é possível cortar
  • Optar pelos gastos essenciais e fugir de todo e qualquer supérfluo
  • Diminuir o valor de contas como energia elétrica, água, entre outras
  • Segurar os gastos com cartão de crédito
  • Negociar com operadoras valores de serviços como TV por assinatura, pacote de internet, celular, etc
  • Buscar formar uma reserva para eventualidades

Fontes: Emília de Toledo Leme, Bruno Sbrogio, Reportagem

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso