X
X

Diário da Região

22/08/2015 - 00h00min

Saldo

Demissões em Rio Preto superam as contratações

Saldo

Hamilton Pavam/ Arquivo Indústria teve o pior saldo de julho e chegou ao sexto mês consecutivo de queda
Indústria teve o pior saldo de julho e chegou ao sexto mês consecutivo de queda

Pela primeira desde na série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Rio Preto teve saldo negativo no mês de julho. O saldo final para o mês passado, resultado do número de admissões menos o número de desligamentos, ficou em -307 postos de trabalho. Ao todo, foram 5.299 novas vagas geradas no período enquanto 5.606 foram encerradas. No ranking estadual que leva em conta os resultados de 351 cidades do Estado de São Paulo, Rio Preto aparece quase no fim, na posição 335. 

Os números foram divulgado na tarde de ontem pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). No ano, o acumulado ainda é positivo, mas se aproxima cada vez mais do vermelho. De janeiro a julho, foram 43.097 admissões contra 42.936 desligamentos, o que deixa Rio Preto com saldo de 161 vagas de trabalho formal geradas. Entretanto, quando se leva em conta os últimos 12 meses, entre agosto de 2014 e julho desse ano, o saldo despenca para -824. Segundo o economista Hipólito Martins Filho, esse número é resultado de uma soma de fatores que impactam todo o Brasil atualmente. 

“Primeiro, temos a questão do ajuste fiscal que ainda não foi resolvida. Segundo, temos a crise econômica que permanece afetando os brasileiros. Por último, temos a crise política, com todas as suas indefinições. Tudo isso leva a uma baixa na atividade econômica e faz com que o País fique parado.” Além disso, Martins afirma que a o pessimismo, tanto por parte dos empresários quanto por parte dos consumidores, tem afetado profundamente o andar da economia. “As pessoas perdem a confiança. Mesmo aquelas que poderiam consumir, não estão”, diz.

Indústria

A indústria assumiu mais uma vez a dianteira entre os setores que mais demitiram em Rio Preto e completou seu sexto mês consecutivo sem um resultado positivo. Em julho, foram 568 admissões e 762 desligamentos no setor, o que deixou o saldo em -194. Apenas em 2015, a indústria local encerrou 1.079 vagas de trabalho com carteira assinada apenas em Rio Preto. Mas ela não estava sozinha em julho. Dos oito setores analisados pelo MTE, cinco fecharam o período no negativo. 

Serviços, por exemplo, teve o segundo pior desempenho do mês, com saldo de -118 postos de trabalho (2.255 admissões e 2.373 desligamentos). No entanto, o setor permanece como o maior empregado do ano, com saldo de 868 vagas geradas entre janeiro e julho. Já a construção civil, que foi o setor mais contratou em Rio Preto em maio e junho, fechou julho também no negativo, com 819 vagas encerradas contra 739 admissões, o que leva a um saldo de -80.

Positivo

Entre os resultados positivos de julho, administração pública tomou a dianteira, com saldo de 42 vagas de trabalho com carteira assinada geradas no período (56 admissões e 14 desligamentos).

 

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso