X
X

Diário da Região

11/09/2015 - 00h00min

Economize

Consumidor troca marcas de produtos para economizar e contornar a crise

Economize

Hamilton Pavam Rosana Santos optou por trocar algumas marcas de produtos
Rosana Santos optou por trocar algumas marcas de produtos

A atual crise econômica mexeu mesmo com os brasileiros. Pelo menos 57% mudaram seus hábitos de consumo e o planejamento financeiro e 21% pretendem mudá-los. Pesquisa de preços e troca de marcas são algumas das estratégias para driblar o momento econômico ruim. Os dados são da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), intitulada Retratos da Sociedade Brasileira. 

É exatamente isso que a empregada doméstica Rosana Pereira Santos tem feito. “Tenho trocado algumas marcas de produtos de higiene pessoal e de limpeza, sempre optando pelas mais baratas. Às vezes tenho substituído a carne pelo frango também”, afirma. Além disso, ela pesquisa em diferentes estabelecimentos e não perde as ofertas das empresas.

O economista Caio Nielsen explica que essa situação de mudança de hábitos acabou sendo uma surpresa principalmente para as famílias de jovens, que não conviviam com índices inflacionários altíssimos, como no passado. Desta forma, passaram a retrair o consumo. “Esse é o caminho mesmo, mudar hábitos, trocar marcas e, se não tiver outro jeito, cortar sem piedade.”

O levantamento mostra ainda que as perspectivas são pessimistas: 54% dos entrevistados acreditam que a situação econômica do País irá piorar nos próximos 12 meses. As expectativas ruins se alinham com as expectativas para a inflação: 79% dos brasileiros acreditam que a inflação aumentará ainda mais nos próximos 12 meses. Entre os brasileiros, 76% afirmam que passaram a poupar mais com medo de dificuldades futuras, ou seja, reduziram seu consumo. 

Pesquisa

Pesquisa do Diário desta semana mostra que a diferença de preços pode chegar a R$ 355,03 se o consumidor optar por comprar apenas os itens mais baratos.

 

Arte - Lista de compras comum a todos supermercado Clique na imagem para ampliar

 

 

 

 

 

 

 

Veja a tabela completa das pesquisas de preços de produtos de supermercado em 15 estabelecimentos comerciais de Rio Preto na edição impressa do Diário da Região, desta sexta, 11, ou clique aqui.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso