X
X

Diário da Região

08/12/2015 - 00h00min

Esperança

Até o fim do ano, shoppings ganharão 41 novas lojas

Esperança

Mara Sousa Consumidores vão às compras no sábado, primeiro dia do horário especial da região central
Consumidores vão às compras no sábado, primeiro dia do horário especial da região central

O comércio não teve um bom ano em 2015, mas isso não foi razão suficiente para desanimar lojistas de Rio Preto que estão aproveitando o período que antecede o Natal, ou seja, o mais movimentado do ano, para entrar no mercado. Até o próximo dia 25, nos cinco shoppings da cidade, serão 41 inaugurações de lojas e restaurantes de todos os tipos e para todos os públicos.

Esse é o momento esperado por muitos para entrar no mercado em um momento de alta, causando impacto, fidelizando o cliente, conquistando seus consumidores e já garantindo um faturamento mais alto logo no início da operação, como afirma o consultor e o CEO do grupo de empresas de Inteligência de Negócios nos setores do varejo e imobiliário GS Group, Fernando Gibotti. “Tem que aproveitar para fazer um bom caixa, afinal, as vendas estarão em alta, mas o empresário tem que ficar ciente que os meses seguintes não terão o mesmo desempenho. Por isso, é importante que ele use os ganhos de agora de maneira consciente.”

O mercado aquecido também abre a possibilidade de construir uma clientela, aconselha Gibotti. “Naturalmente, nesse período, muitas pessoas passarão pela loja. Use isso a seu favor. Faça um cadastro desses clientes e suas preferências, o que eles compraram ou o que mostraram interesse. Com isso em mãos, você terá contato direto com essas pessoas, o que permitirá um atendimento mais personalizado, com promoções especiais, por exemplo.”

Outro ponto favorável de uma inauguração neste período está ligado às contratações de funcionários. “Aqueles que estão inaugurando suas lojas agora também precisam se preparar para uma demanda maior que a existente em outros períodos do ano. Para isso, na maioria das vezes, é preciso contratar mais funcionários que o necessário para a sua operação. A vantagem reside no fato de que todos os seus funcionários, no momento, estarão em período de experiência, o que facilita a análise de quais serão efetivados depois e quais serão considerados temporários”, afirma o consultor.

Mas essas vantagens também podem representar problemas se não houver preparo, garante Gibotti. “Aquele lojista que não é experiente no negócio normalmente precisa de um tempo para adequações. Quando ele inaugura uma loja em época de demanda alta, seu tempo para ajustes é menor. Por isso, suas decisões precisam ser rápidas, porque qualquer problema pode tomar uma proporção muito maior.”

Eder Carlos da Silva, proprietário da Grife da Unha, inaugurou sua terceira loja da marca no Praça Shopping na última sexta-feira seguindo essa estratégia. “Procuramos sempre inaugurar nessa época do ano. É o melhor momento para apresentar ao público nosso trabalho e os resultados têm sido sempre positivos”, conta.

Alfajor argentino é novidade

Uma das novidades é a Havanna, famosa marca de alfajores da Argentina. O quiosque foi aberto no último sábado, no Riopreto Shopping, e marca a primeira operação da marca no noroeste paulista. Além dela, o centro de compras também inaugura as seguintes lojas: Ótica Carol, Lolita, Ice Creamy, Rocca Semi-joias, Happy New Shoes, Hamburgueria Le Pinguê, Crizzapi e The Body Shop.

No Plaza Avenida Shopping, inauguram até dezembro 11 lojas: Americanflex, Jacqueline Costa, Pizza Hut, Lugs, Roasted Potato, Kiberama, SJP Viagens, Relicário Joias e Relógios, Nova World Games, Catharina Café, Cute Case Premium. O Iguatemi Rio Preto inaugura, neste final de ano, nove novas operações: Restaurante Tio Jacó, Maybelline, Nutty Bavarian, Convex, Escola de Artes Lígia Aydar, Santa Raiz, Mr. Cat, Agaxtur e a Loja do Bem, um projeto social para arrecadar doações para a AACD Rio Preto.

No Shopping Cidade Norte serão dez inaugurações. Entre elas estão a Top OutLet, a Pelúcias Animadas, a Loly Cases, a Bumerang, Mama Crepes e Churros, Petiscone e a padaria Dionísio Pães e Doces. Além disso, o centro de compras ganhará uma loja de sapatos e uma floricultura, mas não divulgou as marcas. Já o Praça Shopping ganha dois novos empreendimentos nesses período: Grife da Unha e La Place Delicatessen. 

Ainda há vagas temporárias

Para aqueles que ainda estão em busca de um emprego, o Sindicato do Comércio Varejista de Rio Preto (Sincomercio) afirma que ainda há vagas disponíveis no mercado, mesmo com a redução na intenção de contratação, mas não sabe precisar quantas estão abertas ainda, mas garante que a maioria das vagas nesse ano estão nos shoppings. “Na região central, de acordo com pesquisa que realizamos, de cada dez comerciantes, nove decidiram não fazer contratações temporárias. Como já era esperado, por conta da crise, só será contratado um quarto do total de temporários de 2014, algo em torno de 350 a 400 vagas. Por outro lado, a contratação temporária poderá, sim, ser uma bela porta de entrada para uma futura efetivação”, afirma o diretor executivo do Sincomercio, Ricardo Ismael Arroyo.

Feriado

As lojas da região central de Rio Preto estarão abertas neste feriado, dia da Imaculada Conceição, das 9 horas às 18 horas. A abertura faz parte do horário especial do comércio iniciado no último sábado. Além de hoje, até o dia 23, os consumidores podem fazer suas compras no calçadão de segunda a sexta, das 9 horas às 22 horas. No próximo sábado, as lojas ficarão abertas das 9 horas às 18 horas. Já no sábado que antecede o Natal, dia 19, o horário de funcionamento será das 9 horas às 20 horas, enquanto na véspera, dia 24, a abertura será às 9 horas e o fechamento às 18 horas. 

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso