X
X

Diário da Região

19/09/2015 - 00h00min

Música

Show resgata canções da origem do samba

Música

Luis Campanha/Divulgação A vocalista Carla Casarin entre os músicos do grupo Nó nas Cadeiras. Show promove viagem no tempo
A vocalista Carla Casarin entre os músicos do grupo Nó nas Cadeiras. Show promove viagem no tempo

Sambas da década de 1930 ao final da década de 1950, um dos períodos mais ricos da música brasileira, serão interpretados hoje, em Rio Preto, no espetáculo "A Época de Ouro da Gafieira", do grupo Nó nas Cadeiras. O show é às 20 horas, no Teatro do Sesi, com entrada gratuita.

A banda transforma a apresentação numa viagem no tempo, mostrando o samba criado nos antigos bailes de gafieira do Rio de Janeiro, que tem como características principais a influência do choro, a dança em par, a presença dos metais e a improvisação dos instrumentistas. O grupo revive e revisita esse período, se baseando em pesquisa histórica e respeitando as tradições, por meio de arranjos e instrumentação característicos da época.

No repertório, canções de Paulo Moura ("Ao velho Pedro"), Ary Barroso ("Na baixa do sapateiro" e "Rio de Janeiro"), Assis Valente ("Recenseamento"), Noel Rosa ("Dama do cabaré"), Ismael Silva ("Vamos deixar de intimidade" e "Nem é bom falar"), Pixinguinha ("Já te digo"), entre outros compositores da época.

Formado em 2013, o Nó nas Cadeiras é composto por oito integrantes de quatro cidades diferentes, formados nas principais instituições de música popular do estado de São Paulo. O intuito é valorizar e promover os sambas e choros da época de ouro da música brasileira.

 

 

São dois violões, cavaco, pandeiro e percussão, com o acréscimo dos metais: trombone, saxofone e flauta. A proposta é manter a tradição, com arranjos típicos da época e a improvisação dos sopros com a bagagem do choro. Integram o grupo Carla Casarin (voz), Diogo Careca (pandeiro), Tiago Mecatti (percussão), Márcio Modesto (flauta) e Samuel Silva (violão 7 cordas), Deni Domenico (cavaco), Conrado Bruno (trombone) e Isaias Alves (saxofone). 

O musical "A Época de Ouro da Gafieira" foi uma das atrações selecionadas por meio do edital local de chamamento 2015 - projetos culturais, aberto no primeiro semestre do ano. O edital resultou na contratação de projetos nas áreas de música e artes cênicas para integrar a programação cultural 2015 do Sesi Rio Preto. 

A iniciativa visa a estimular a produção cultural da região por meio da escolha de projetos de grupos e artistas sediados a no máximo a 250 quilômetos de distância do Sesi Rio Preto. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo. 

Serviço

  • Musical "A Época de Ouro da Gafieira", do grupo Nó nas Cadeiras, hoje, às 20 horas, no Teatro do Sesi Rio Preto. Entrada gratuita. Mais informações pelo: (17) 3224-2499

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso