X
X

Diário da Região

05/08/2015 - 15h32min

Arte conceitual

Rio-pretense expõe 'crônicas fotográficas' na 'Fred'

Arte conceitual

Reprodução Um dos painéis que integram a nova exposição da fotógrafa Cristiane Peresi (Foto: Reprodução)
Um dos painéis que integram a nova exposição da fotógrafa Cristiane Peresi (Foto: Reprodução)

Estimulada por um artigo sobre arte conceitual escrito por Marcelo Rezende, diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), que ela leu, em abril, durante visita à SP-Arte, mostra que reúne galerias do Brasil e de outros países, a fotógrafa rio-pretense Cristiane Peresi concebeu um projeto em que recorre a textos, palavras e signos para transformar seus registros em "crônicas fotográficas".

O resultado de sua nova imersão artística é compartilhado pela primeira vez na exposição "Crônicas Fotográficas - Arte Conceitual Pensada a Partir da Linguagem Visual e Verbal", que pode ser conferida a partir de hoje, na Oficina Cultural "Fred Navarro".

"O artigo de Marcelo Rezende foi muito esclarecedor para mim. Fiquei motivada a desenvolver os princípios da arte conceitual na área em que trabalho, que é a fotografia", comenta Cristiane, que concebeu para a exposição 31 painéis de 30 por 45 centímetros em que imagens e palavras se unem para provocar diferentes sensações (e reflexões) no espectador.

Boa parte das imagens selecionadas para a exposição já fazia parte do acervo da fotógrafa. São registros do cotidiano que evidenciam detalhes e situações que muitas vezes passam despercebidas pela maioria das pessoas. 

Cristiane Peresi Fotógrafa rio-pretense quer agora conceber uma mostra que case imagem e áudio (Foto: Divulgação)

Os registros fotográficos incitaram Cristiane a criar textos ou apenas agrupar palavras ou letras, ampliando a significação das imagens. Alguns registros foram feitos após o surgimento de um texto. "Por meio desses painéis, busco questionar aspectos da vida em sociedade, sejam eles políticos, econômicos ou culturais", sinaliza.

"Crônicas Fotográficas" é a primeira exposição de Cristiane pautada pela transposição da imagem pelo texto. No entanto, em sua última exposição, "Águas Brasileira", em que ela registrou diferentes formas da água em movimento, as imagens convidavam as pessoas para refletirem sobre a crise hídrica atual.

Satisfeita com o resultado de "Crônicas Fotográficas", a fotógrafa rio-pretense começa a pensar em outros formatos para um próximo projeto artístico. "Quero aliar imagem e áudio", avisa.

SERVIÇO

Exposição "Crônicas Fotográficas". Até 29 de agosto, na Oficina Cultural "Fred Navarro" (Rua Jorge Tibiriçá, 3.243). De terça a sexta-feira, das 13h às 22h, e aos sábados, das 9h às 18h. Gratuito

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso