X
X

Diário da Região

31/03/2016 - 00h00min

Balanço bom

O ‘samba joia’ da Tamanco Malandro

Balanço bom

Divulgação Banda liderada por Dimi Zumquê (de chapeu) celebra o samba em show no Sesc Rio Preto
Banda liderada por Dimi Zumquê (de chapeu) celebra o samba em show no Sesc Rio Preto

O ano de 2016 tem um sabor especial para o grupo Tamanco Malandro, de Ribeirão Preto. Na estrada desde 2008, reverenciando o legado do samba, a banda acaba de dar vida ao primeiro disco de sua carreira, intitulado Samba de Joia em Desfile. E a cidade que será palco de seu lançamento é Rio Preto, onde o cantor Dimi Zumquê e sua turma se apresentam hoje (31), na comedoria do Sesc.

“Estamos muito felizes, pois produzimos algo bacana e com a participação de nomes importantes. Com esse CD, esperamos envolver ainda mais pessoas no nosso samba”, comenta o cantor. Com regravações e canções autorais, o primeiro disco do Tamanco Malandro resgata o ‘samba joia’, movimento que marcou a música popular brasileira entre as décadas de 1970 e 80, desbancando o pop norte-americano que predominava no País naquela época.

Antonio Carlos & Jocafi, Tom e Dito, Benito di Paula e Wando eram alguns dos nomes que marcaram o ‘samba joia’, e que são homenageados no disco e no show do Tamanco Malandro. Aliás, o nome da banda de Ribeirão Preto tem como inspiração a música Tamanco Malandrinho, de Tom e Dito. “Desde que começamos nossa trajetória, quando o grupo ainda tinha somente quatro pessoas, temos como proposta trazer à luz obras e compositores que admiramos. 

 

 

Nosso primeiro disco tem o ‘samba joia’ como inspiração, mas dialogamos com todas as vertentes ligadas ao samba”, diz Zumquê. Com uma formação típica de samba, o grupo ainda conta com os músicos Erick Ferreira, Caio Mello, Tales Gonzales e Ricardo Belotti. O show tem a participação do casal de dançarinos Marquinhos Sapato Branco e Adriana Negresco, que vai mostrar ao público o que é ter samba no pé.

Samba Joia em Desfile contou com a participação de Antonio Carlos & Jocafi, justamente na regravação de um clássico eternizado pela dupla, a música Você Abusou, de 1971. Também dividiram estúdio com a Tamanco Malandro o sambista Tom e o percussionista carioca Nenê Brown. Além de sambas bem conhecidos como Nega, Bola Dividida, Charlie Brown e Menina da Ladeira, o disco também traz duas composições de Zumquê, as inéditas Pandeiro Dero e Um Outro Samba.

No show, os músicos conduzem o público em uma viagem no tempo, com projeções de vídeos e imagens que retratam a cultura do samba joia. Eles também contam histórias e curiosidades sobre os principais cantores e compositores desse movimento musical genuinamente brasileiro. A produção de Samba Joia em Desfile foi viabilizada pelo Proac/ICMS, o Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, e conta com o patrocínio da Usina Colombo e do Açúcar Caravelas.

Serviço

  • Lançamento do disco Samba Joia em Desfile, do grupo Tamanco Malandro. Nesta quinta-feira (31), às 21h30, no Sesc Rio Preto. Gratuito

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso