X
X

Diário da Região

12/02/2016 - 16h20min

EFÊMERA

Intervenção da Ir e Vir volta em formato de instalação

EFÊMERA

Divulgação Uma das instalações concebidas a partir da cenografia da intervenção Efêmera está na Praça do Vivendas (Foto: Divulgação)
Uma das instalações concebidas a partir da cenografia da intervenção Efêmera está na Praça do Vivendas (Foto: Divulgação)

Uma das intervenções artísticas que marcaram a programação do festival Breu, realizado pelo Sesc no ano passado, Efêmera, da Cia. Ir e Vir, volta à cena, mas desta vez em formato de instalação.

O ator e diretor Tiago Mariusso e o cenógrafo Leonardo Bauab aproveitaram a cenografia usada na intervenção, que reuniu uma série de atores na Praça Rui Barbosa no dia 28 de novembro, para conceber duas instalações, que vão girar por várias regiões da cidade.

Os primeiros locais a receberem as instalações de Efêmera são a Praça do Vivendas e a Represa Municipal (próximo ao ginásio Júpiter Olímpico). "As instalações ficarão nesses locais por alguns dias, e vamos acompanhar para verificar como será a reação das pessoas. É algo bastante inusitado, pois tudo pode acontecer: elas poderão ser destruídas, roubadas ou deterioradas", explica Mariusso.

Por meio das frases 'Não Pise em Mim' e 'Não Pise nos Outros', impressas nas caixas que compõem a instalação, Efêmera propõe uma reflexão sobre as relações e as individualidades humanas. Uma das questões que motivaram a criação da intervenção artística é o aumento expressivo de pessoas que vivem como moradores de rua. Somente na cidade de São Paulo, essa população cresceu 82% no ano passado.

“Como qualquer cidadão atento ao mundo contemporâneo, a questão da população em situação de rua é um assunto preocupante. Mas a intervenção não dialoga apenas com os moradores da rua, e sim com a atual forma como a sociedade está inserida”, opina Mariusso.

As instalações de Efêmera vão circular por outros pontos da cidade, mas isso dependerá do resultado das duas primeiras ações. "Queremos verificar como as pessoas vão se relacionar com as instalações, que tem uma identidade visual bastante iteressante", destaca Mariusso.

Assista ao vídeo da intervenção Efêmera no festival Breu:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso