X
X

Diário da Região

27/08/2015 - 00h00min

Música

Guizado lança 'O Voo do Dragão'

Música

José de Holanda/Divulgação “Meu trabalho é fruto de experiências que vivi na área musical”, diz Guizado, trompetista que já acompanhou nomes como Otto, Karina Buhr e BNegão
“Meu trabalho é fruto de experiências que vivi na área musical”, diz Guizado, trompetista que já acompanhou nomes como Otto, Karina Buhr e BNegão

Rompendo a fronteira entre o erudito e o popular, o trompetista e compositor Guilherme Mendonça, conhecido como Guizado, cativa jovens das mais diferentes tribos com sua música instrumental. Seja em suas composições ou acompanhando nomes da cena contemporânea como Otto, Karina Buhr, BNegão e Nação Zumbi, o trompetista quebra paradigmas musicais ao conseguir juntar gêneros tão distintos como o jazz, rap, rock, punk e psicodelismo.

E Guizado comprova mais uma vez sua versatilidade em "O Voo do Dragão", terceiro disco de sua carreira solo, cuja turnê de lançamento passa por Rio Preto hoje à noite, quando o trompetista sobe ao palco da comedoria do Sesc. Em entrevista ao Diário, Guizado destaca que a fusão de gêneros promovida em suas criações não é algo intencional. 

"Meu trabalho é fruto das experiências que vivi na área musical", destaca o músico, que flertou com o rock, o punk e o movimento hip hop durante a adolescência até resolver "estudar a sério" e descobrir novas sonoridades por meio do jazz e da música erudita. Guizado buscou inspirações orientais para o eixo do novo álbum, desde os nomes das oito faixas até a arte de capa, feita pelo artista japonês Atsuo Nakagawa. 

 

 

Conforme o trompetista, o novo disco revela principalmente um novo momento musical, formatado por aprendizados e transformações em sua trajetória. "É um disco mais instrumental, que consegue imprimir minha evolução enquanto músico", reforça o trompetista. As mudanças de climas sonoros surpreendem com as alternâncias de momentos orgânicos e bases eletrônicas que emergem com muita força.

A viagem de "O Voo do Dragão" engloba estudos sobre música erudita contemporânea de autores como Schoenberg, Lizst e Stravinsky, e de compositores modernos como Wayne Shorter e Thelonious Monk, bem como elementos do punk rock e do free jazz. Em uma das faixas do novo disco, "Tigre", Guizado explora os beats sintéticos de maneira intensa, com synths e bateria eletrônica. Já em "Toro", o trompetista dá asas ao free jazz e recorre apenas aos instrumentos orgânicos.

"Motivado por filmes de kung fu como 'Fist of Gury' e 'The Big Boss', de Bruce Lee, e 'Ghost Dog', de Jim Jarmusch, batizei meu terceiro álbum de 'O Voo do Dragão' para ir ao encontro a todos esses fatores que o inspiraram", comenta. Tanto na gravação de seu terceiro disco como nos shows de lançamento, Guizado é acompanhado por Allen Alencar (guitarra), Thiago Duar (baixo e sintetizador) e Thiago Babalú (bateria).

Serviço

  • Show do trompetista Guizado. Hoje, às 21h30, na comedoria do Sesc Rio Preto. Gratuito

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso