X
X

Diário da Região

21/07/2015 - 00h00min

MÚSICA

Fábio Caldeira em defesa da voz no rock

MÚSICA

Sergio Isso Fábio Caldeira, da Maestrick, estuda canto há 13 anos: “Digo a meus alunos, ‘Quer cantar? Então esqueça daquele slogan sexo, drogas e rock ‘n roll”
Fábio Caldeira, da Maestrick, estuda canto há 13 anos: “Digo a meus alunos, ‘Quer cantar? Então esqueça daquele slogan sexo, drogas e rock ‘n roll”

O cantor, compositor e pianista Fábio Caldeira, da banda Maestrick, de Rio Preto, é um dos nomes que irão compartilhar seus conhecimentos no 2º Congresso Brasileiro de Profissionais da Voz Rock, a ser realizado neste sábado e domingo, em São Paulo. Promovida pelo Conservatório Souza Lima - um dos mais conceituados do País -, a iniciativa é do curso livre de Técnica Vocal Aplicada ao Rock, criado pelo professor e vocal coaching Ariel Coelho. O curso é apontado como o único no mundo cujo corpo teórico-metodológico foi desenvolvido especificamente para o canto do rock, com todas as suas características técnico-vocais.

O evento busca proporcionar aos vocalistas brasileiros de rock, bem como aos demais profissionais que trabalham com a voz dentro dessa estética, uma compreensão mais abrangente das técnicas vocais utilizadas pelos cantores mais expressivos, ampliando, assim, a capacidade de produção artístico-musical das bandas nacionais.

Participam do congresso profissionais como cantores de rock, professores de técnica vocal e canto, otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e educadores físicos. Caldeira vai ministrar, no domingo, a palestra “Os Benefícios dos Exercícios Físicos para a Técnica Vocal: Reflexões sobre a Hipertrofia Metabólica”. A palestra será baseada em estudos feitos pelo músico a partir da sua própria experiência e na de outros cantores conhecidos.

O vocalista conta que, na metade do ano passado, começou a praticar atividade física com um personal trainer para perder peso, o que resultou, por exemplo, em vantagens em relação à parte técnica vocal, melhoria do fôlego, volume e potência vocal.

Formado em piano clássico, violão popular e iniciação em regência, Caldeira estuda canto há 13 anos. Ele fala que, independentemente do gênero musical, o cantor precisa de uma manutenção diária da parte técnica, a fim de garantir longevidade e autocontrole vocal.

“Qualquer pessoa que queira se profissionalizar e evoluir precisa ter um personal para garantir a saúde física e um professor de canto que entenda a parte fisiológica. O instrumento do cantor é o próprio corpo - é preciso saber trabalhar com a voz e cuidar da voz”, diz. Ele também observa a importância da disciplina. “Costumo falar para meus alunos: ‘Quer cantar? Então esqueça daquele slogan ‘sexo, drogas e rock ‘n roll’”.

Entre os nomes que são referência no gênero, Caldeira cita Bruce Dickinson (Iron Maiden), Freddie Mercury (Queen), Ronnie James Dio (Dio, Rainbow, Black Sabbath e Heaven & Hell), Russell Allen (Symphony X) e Roy Khan (Kamelot). Essa será a segunda participação dele no congresso. Ano passado, Caldeira fez a palestra “A Técnica Vocal Rock no Heavy Metal Progressivo”.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso