X
X

Diário da Região

09/11/2015 - 15h26min

Arte e Cidadania

Rio Preto recebe atividades do 'Cidadania em Cena'

Arte e Cidadania

Divulgação Companhia No Mundo da Lua apresentará dois espetáculos na Cidade da Criança (Foto: Divulgação)
Companhia No Mundo da Lua apresentará dois espetáculos na Cidade da Criança (Foto: Divulgação)

Rio Preto está na rota do projeto "Cidadania em Cena", que oferece às famílias espetáculos teatrais gratuitos, além de oficinas de montagem artesanal de brinquedos e instrumentos musicais com materiais recicláveis. As atividades serão realizadas na tarde do próximo sábado, 14, na Cidade das Crianças.

O "Cidadania em Cena" é uma realização da Direção Cultura e do grupo No Mundo da Lua, através do ProAC/ICMS, Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura, com o apoio da Secretaria de Cultura de Rio Preto e patrocínio da Algar Tech.
 
Dentre os objetivos do projeto está o resgate do brincar, seja na temática das peças apresentadas ou na oficina de jogos, que promovem a aproximação familiar por meio das brincadeiras em grupo. Além disso, a produção dos brinquedos pode ser uma forma criativa de economizar dinheiro, contribuindo também para o meio ambiente e promover atividades que vão na contramão do isolamento de quem utiliza brinquedos eletrônicos e internet.
 
Segundo o diretor da companhia de teatro No Mundo da Lua, Valdo Matos, o projeto busca envolver a arte e o entretenimento, estimulando a ocupação e a convivência em espaços públicos. “A ideia é ir até esses lugares, chamar a população e usar esses espaços durante um período”, conta o diretor.
 
O projeto apresenta os espetáculos teatrais "Desconcerto – Aplausos, O Sonho do Clown" e “Cada Um é Um”, ambos da companhia No Mundo da Lua. Os espetáculos, com 50 minutos de duração cada, recriam os clássicos números da clowneria do circo-teatro, e interagem com a plateia num divertido jogo de cumplicidade e delicadeza, por meio do lúdico e da cultura popular.
 
Entre as apresentações são realizadas oficinas de confecção de brinquedos/jogos populares e de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, denominadas Ecobrinquedoteca. Segundo Zamira Nunes, coordenadora das oficinas, a ideia é despertar o olhar criativo das crianças para todo e qualquer objeto. 
 
As oficinas ensinam, por exemplo, como fazer um pilão de jornal, bolinha de sabão com garrafa pet e dobraduras. “Nós estamos muito focados em passar para as crianças a ideia de que para brincar não é preciso comprar nada, a brincadeira existe sem brinquedos. Ou então ela pode acontecer a partir de algo que a crianças mesmo fez”, expõe Zamira. 
 
SERVIÇO
Projeto “Cidadania em Cena”.
Sábado, 14 de novembro, a partir das 14h. Parque Cidade das Crianças (Rua Daniel Antônio de Freitas, s/nº - Distrito Industrial). Gratuito

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso