X
X

Diário da Região

07/09/2016 - 09h56min

VOZES ITALO-BRASILEIRAS

Rio Preto está em antologia de contos sobre imigração italiana

VOZES ITALO-BRASILEIRAS

Mara Sousa 5/9/2016 Andrea Rodrigues participa da mesma antologia de Maria Helena Curti, com o conto De Todos os Medos Que Possuímos
Andrea Rodrigues participa da mesma antologia de Maria Helena Curti, com o conto De Todos os Medos Que Possuímos

Roma, a capital da Itália, será, em novembro, o destino das escritoras Maria Helena Curti e Andrea Rodrigues, de Rio Preto. Elas são autoras de dois dos 30 contos que integram a antologia Vozes Italo-Brasileiras I, que foi lançada na Bienal do Livro de São Paulo na semana passada.

O livro é fruto do 1º Concurso Literário Brasil-Itália, realizado em 2015 pela Rede de Escritoras Brasileiras (Rebra) e pela comissão de cultura do Comites SP (Comitato degli Italiani all’Estero), órgão governamental italiano que há dois anos tem entre seus conselheiros a professora e escritora Rosalie Gallo.

Conforme Rosalie, foram inscritos mais de cem contos, que exploraram como tema a imigração italiana no Brasil. Entre os selecionados para a antologia estão autores de oito Estados brasileiros, além de Itália e Grécia. Vozes Italo-Brasileiras I traz os textos em português e italiano, com tradução assinada por outro rio-pretense: Reginaldo Francisco.

O lançamento da antologia em solo italiano está programado para o dia 24 de novembro, em cerimônia no centro cultural da Embaixada do Brasil em Roma. O grupo de brasileiros também visitará outras regiões da Itália.

Maria Helena Curti 06092016 Artista Maria Helena Curti teve seu conto A Preta da Terra e os Sete Gigantes premiado no 1º Concurso Literário Brasil-Itália

Escrita premiada

Conhecida em Rio Preto por seus trabalhos como aquarelista, Maria Helena Curti sempre cultivou a escrita, em especial as crônicas e os contos. Já foi premiada pelo Jornal do Brasil com um texto sobre a Espanha, além de ter integrado algumas coletâneas.

No Concurso Literário Brasil-Itália, ela foi selecionada com o conto A Preta da Terra e Os Sete Gigantes, em que faz um contraponto com Branca de Neve e os Sete Anões para contar uma história inspirada na vinda da família de seu falecido marido ao Brasil. “Também faço referência ao filme Cinema Paradiso, já que meu sogro comandou por décadas as salas de cinema em Rio Preto”, diz ela.

A escrita também sempre acompanhou Andrea Rodrigues, que também flerta com a música e a composição. “Já participei de vários concursos literários. Escrever é algo que me acompanha desde criança.”

Na antologia, ela participa com o conto De Todos os Medos Que Possuímos, uma história de ficção sobre uma família de italianos que vem para o Brasil para fugir da guerra, mas é acometida por uma tragédia durante a viagem de navio.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso