X
X

Diário da Região

22/11/2015 - 00h00min

Era virtual

Programas de TV se rendem à internet

Era virtual

Divulgação “MasterChef”, da Band, usa interatividade com internautas
“MasterChef”, da Band, usa interatividade com internautas

“Se não pode vencê-los, junte-se a eles”. O ditado popular nunca fez tanto sentido na relação entre a televisão e a internet. Antes tida como grande rival, a nova era virtual é cada vez mais aliada dos canais abertos. Investir nas redes sociais, por exemplo, pode ajudar a aumentar a repercussão dos programas exibidos e atrair, instantaneamente, novos espectadores. E garantir conteúdos exclusivos nos sites oficiais das emissoras aumenta o fluxo de acessos dessas páginas na web. A partir do compartilhamento de informações entre os usuários, alcança-se um público que poderia não ser conquistado sem essa interação.

“Hoje, não há como ganhar o telespectador se não estiver conversando ao mesmo tempo com o internauta. Para repercutir, um programa tem de ser multiplataforma”, avalia Ana Paula Padrão, que apresenta o “MasterChef Júnior” na Band. A opinião da jornalista é compartilhada pelos autores Paulo Halm e Rosane Svartman. Responsável pelo texto de “Totalmente Demais”, novela das 19h da Globo, a dupla já experimentou essa interatividade na última temporada de “Malhação”, assinada também pelos dois.

“Não é possível atestar que esse é o futuro, mas não dá para escapar da convergência. E também não adianta fazer algo que pareça sem função ali. Tem que criar uma relação bacana com o programa para funcionar”, explica Rosane. Em “Totalmente Demais”, a interação começou antes de sua estreia. A equipe criou o “capítulo zero”, um episódio bem curto, com cerca de seis minutos, para apresentar os principais personagens da história e com estreia na internet. 

Além disso, promoveu um concurso, o “Garota Totalmente Demais Web”, que garantiu à vencedora, a goiana Scarlet Cardoso, de 21 anos, uma participação no elenco da trama. Foram quase cinco mil inscritas, que tiveram de enviar fotos de rosto e corpo inteiro na primeira etapa. Na segunda fase, as competidoras fizeram vídeos defendendo sua entrada na novela. Na temporada passada, uma das maiores ousadias de “Malhação” foi apostar na “Fanfic” (narrativa ficcional escrita por fãs). A ideia era receber sugestões de cenas com um dos personagens da trama e, se escolhida, a proposta era gravada e exibida.

Na atual, uma “websérie” tenta prender a atenção do público, mas um detalhe é curioso: ela se passa em um período cronológico anterior ao que vai ao ar na série infantojuvenil. Inicialmente, seis capítulos foram gravados e estão disponíveis no site oficial do programa. Mas nada impede que outros sejam produzidos. “Queríamos oferecer um conteúdo original, com o mesmo conceito que já existe, para que os telespectadores entrassem na história de outra maneira”, diz Emanuel Jacobina, autor principal de “Malhação”.

Público decide

Presentes na maior parte dos canais hoje em dia, os 'reality shows' talvez sejam os programas em que a ligação com a internet é estabelecida de maneira mais fácil. Primeiro, quando a eliminação dos participantes é por preferência do público, possibilitando votos on-line. E também ajudando a decidir provas e obstáculos que dificultem o jogo. Mas a oitava edição de “A Fazenda”, comandada por Roberto Justus, na Record, conta com um programa exclusivo no ambiente virtual. “A Fazenda Online” é apresentado por Gianne Albertoni e fica disponível exclusivamente na R7TV (www.tv.r7.com), no portal R7. Neste endereço ainda é possível assistir ao vivo a rotina dos famosos confinados e entrevistas com os peões eliminados.

A Record também aposta na convergência entre a TV e a web no “Batalha Dos Confeiteiros”. Há o “Batalha dos Confeiteiros Online”, que mostra cozinheiros que fazem sucesso na internet, vídeos com bastidores das gravações e entrevistas exclusivas. No site ficam disponíveis receitas e um “live-tweeting” - espécie de reunião no Twitter. Já na TV, bolos feitos pelos internautas são exibidos para o público, enquetes avaliam o jogo pela visão dos telespectadores e comentários dos internautas são mostrados na tela.

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso