X
X

Diário da Região

01/06/2016 - 00h00min

Gentil de Faria

Professor do Ibilce fala de Dostoiévski na Espanha

Gentil de Faria

Ferdinando Ramos/Arquivo Rio-pretense Gentil de Faria vai falar sobre O Legado de Dostoiévski: 150 anos da publicação de Crime e Castigo no 16º Simpósio da Associação Internacional de Dostoiévski, de 7 a 10 de junho, em Granada, Espanha
Rio-pretense Gentil de Faria vai falar sobre O Legado de Dostoiévski: 150 anos da publicação de Crime e Castigo no 16º Simpósio da Associação Internacional de Dostoiévski, de 7 a 10 de junho, em Granada, Espanha

Professor vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Letras e em Estudos Linguísticos e Literários do Ibilce/Unesp há 29 anos, Gentil de Faria está de malas prontas. Ele vai passar dois meses na Europa para participar de três congressos em países diferentes. “Costumo participar com frequência de congressos no exterior, como palestrante e também como professor visitante convidado. Mas tive a surpresa de ter sido selecionado para esses três, que são muito rigorosos”, destaca o professor.

A primeira parada de Faria será na Universidade de Granada, na Espanha, onde ele participará do 16º Simpósio da Associação Internacional de Dostoiévski, de 7 a 10. “Essa entidade, com sede em Moscou, organiza congressos trienais sobre o maior escritor russo em várias cidades do mundo. O Brasil, infelizmente, ainda não foi escolhido para sediar um.” No simpósio, o professor rio-pretense vai falar sobre O Legado de Dostoiévski: 150 anos da publicação de Crime e Castigo. 

“Meu trabalho vai mostrar a relação entre literatura e direito nesse romance. É a obra literária mais lida por parte da comunidade jurídica internacional”, explica. Os melhores trabalhos, entre os apresentados no simpósio na Espanha, farão parte de um publicação especial escrita em russo ou inglês. “O encontro de Granada, com os principais especialistas das melhores universidades do mundo, é uma oportunidade rara para estudar em profundidade não apenas o romance, mas a relação do escritor com as outras áreas, como direito, jornalismo e tradução.”

Depois, Faria segue para a Universidade Heinrich Heine, na cidade de Dusseldorf, na Alemanha. Lá ele vai participar do Simpósio Internacional da Associação de Línguas Modernas, que tem como tema Outras Europas, Migrações, Traduções e Transformações. “Vou apresentar um trabalho sobre lema, enfocando a questão da migração na poesia de Kaváfis, o mais conhecido poeta grego no exterior”, explica. O professor vai presidir uma sessão sobre a questão da tradução na chamadas línguas ‘menores ou periféricas’. “Este trabalho foi pensado durante minha estada na Universidade Tessalônica, na Grécia, onde estive em julho do ano passado”, justifica Faria.

A Universidade de Viena, na Áustria, será a última parada. O professor vai participar do 21ª Congresso Mundial da Associação Internacional de Literatura Comparada, com sede em Paris. “Neste, vou apresentar o resultado de minha pesquisa que venho realizando na Unesp, que visa estudar a questão da intermediação de uma língua para a tradução numa terceira. Isso ocorreu no Brasil, onde muitos tradutores fizeram seus trabalhos a partir de traduções do francês ou do inglês, e não do original alemão, russo ou grego”, destaca o professor.

Entre um congresso e outro, Faria vai aproveitar para realizar novas pesquisas e participar de outras atividades acadêmicas. Todo o material será base do curso de pós-graduação Teoria da Literatura Comparada, que será ministrado pelo professor a partir do dia 2 de setembro deste ano, às sextas-feiras, das 9h às 12h, no Ibilce.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso