X
X

Diário da Região

08/12/2015 - 00h00min

'Não pira, garota!'

Patricia Franco aproxima pais de filhos adolescentes

'Não pira, garota!'

Mara Sousa “Inspira, expira e não pira, garota!” é o primeiro livro de uma série planejada por Patricia Franco para ser usada como ferramenta a fim de melhorar as relações dentro de casa e estimular a busca da felicidade genuína
“Inspira, expira e não pira, garota!” é o primeiro livro de uma série planejada por Patricia Franco para ser usada como ferramenta a fim de melhorar as relações dentro de casa e estimular a busca da felicidade genuína

Fisioterapeuta, instrutora de ioga e meditação e mãe, a rio-pretense Patricia Franco acaba de lançar seu primeiro livro, uma obra interativa destinada ao público infantojuvenil que tem o objetivo de auxiliar meninas a começar a se observar, a reconhecer seus sentimentos e sensações, intitulada “Inspira, expira e não pira, garota!”. A ideia, segundo a autora, é que entendendo melhor seu próprio mundo as meninas conseguirão entender o mundo dos outros, inclusive dos pais, melhorando o diálogo e facilitando a convivência.

“Comecei a observar que, hoje em dia, as crianças são muito mais cobradas que na minha época. Elas têm um ritmo de vida muito acelerado, que reflete o próprio ritmo e expectativa dos pais. Estamos ‘pirando’ (e ‘pirando’ também nossas crianças) com agendas cada vez mais apertadas. São muitos cursos, tarefas, aulas extras, e por aí vai. Não sobra tempo para o brincar livre, para o ócio produtivo, para que elas estejam sozinhas com elas mesmas. As crianças precisam disso”, fala Patricia.

A autora observa que cobrar e preencher todo o tempo delas com recompensas externas passa uma mensagem subliminar de que as crianças precisam sempre de algo externo para serem felizes. “Isso está errado, porque a felicidade e o contentamento vêm de dentro, independemente de coisas externas.” “Inspira, expira e não pira, garota!” não é um romance, em que a leitora fica na expectativa sobre o que irá acontecer no final da história. “É um livro que ela lê para aprender a reconhecer o que acontece com ela mesma enquanto a história da sua vida se desenvolve. Parece muito ambicioso, mas é isso que acontece.” O livro oferece 50 sugestões de atividades lúdicas para meninas fazerem sozinhas, um pretexto para momentos de auto-observação. 

“O tempo todo o livro sugere isso: trazer a mente para o presente, concentrar-se no que está fazendo, observar sensações e sentimentos, de onde vêm e como passam.” Para a autora, o grande diferencial do livro é o conteúdo altamente reflexivo, mas transmitido de forma sutil, para não ficar chato. Todas as atividades propostas na obra vão contra a corrente do consumismo. São atividades ligadas a conceitos de responsabilidade social, redução do consumo, consciência ecológica, altruísmo, desenvolvimento de valores humanos e melhora das relações em todos os aspectos (consigo mesmas, com os pais, com os amigos, com os animais e com o meio ambiente).

Docente em cursos de graduação por 15 anos, Patricia conta que a experiência com a maternidade e a meditação a fizeram resgatar o sonho de escrever para o público infanto-juvenil. “Trabalhar para esse público tem sido uma experiência deliciosa, porque eles são muito receptivos e muito inteligentes. Você oferece uma letra e eles constroem a frase toda. Eles têm uma visão de mundo mais livre e menos rígida que a nossa.”

“Inspira, expira e não pira, garota!” é o primeiro de uma série, que prevê o lançamento da versão “mãe”, “mulher”, “garoto” e “pai”, cada um utilizando a linguagem específica para o universo ao qual pertence. “A ideia da série surgiu justamente porque cada grupo de pessoas tem sua linguagem particular, sua visão de mundo. Não dá para falar com uma menina adolescente usando a mesma linguagem que usamos para falar com uma mãe ou com um pai, daí surgem os famosos ‘conflitos de gerações’.

Cada um está em uma ‘bolha de realidade’ diferente. A mesma situação pode ser vista por muitos pontos de vista diferentes e não significa que um ou outro esteja errado, é só uma questão de ajustar os pontos de vista. Só o exercício deste aspecto já reduziria, e muito, os conflitos.” “Inspira, expira e não pira, garota!” foi lançado pelo selo Dakini, da RiMa Editora. A obra tem seu próprio site (garota.inspiraexpiraenaopira.com.br) e está no Instagram e Facebook.

Serviço

  • “Inspira, expira e não pira, garota!”, de Patricia Franco. Editora RiMa. Onde comprar: Livraria Leitura do Iguatemi e no site da Editora RiMa (www.rimalivraria.com.br). R$ 35

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso