X

Diário da Região

23/06/2015 - 09h45min

Cinema

Morre Laura Antonelli, mito sexual dos anos 1970

Cinema

NULL Uma das atrizes mais bem pagas do cinema italiano, Laura Antonelli se tornou um símbolo do empoderamento da mulher. A nova mulher, ciente do seu poder, da sua sexualidade (Foto: Divulgação)
Uma das atrizes mais bem pagas do cinema italiano, Laura Antonelli se tornou um símbolo do empoderamento da mulher. A nova mulher, ciente do seu poder, da sua sexualidade (Foto: Divulgação)

Ela foi um das mais belas e sexys mulheres do mundo. Tendo iniciado sua carreira como modelo para anúncios de Coca-Cola na Itália, Laura Antonelli foi catapultada à categoria de mito erótico por filmes como Malícia, de Salvatore Samperi, no começo dos anos 1970. Na década mais gloriosa de sua carreira, ela fez filmes como O Inocente, de Luchino Visconti, e Esposamante, de Marco Vicario. E aí, sabe-se lá por quê - um desejo de aperfeiçoar o que já era belo -, Laura lançou-se numa série de cirurgias plásticas.

A primeira não deu certa, as outras foram piorando. A donna belíssima tornou-se uma aberração. Para fugir ao próprio rosto no espelho, ela começou a se drogar. Em 1991, aos 50 anos, a polícia encontrou 36 gramas de cocaína em sua casa. Tratada não como dependente, mas como traficante, Laura, a freak, foi a julgamento. Condenada a 42 meses de prisão, passou a década de 1990 recorrendo na Justiça. Em 2000, foi inocentada, mas o estrago já estava feito.

Com a vida destruída, Laura Antonelli mandou um recado ao mundo - 'Esqueçam-me'. Isolou-se em Ladispolli e foi lá que morreu. Na segunda-feira, 22, aos 73 anos. Feche os olhos por um momento, e o que vem? Laura, esplendorosa, em Malícia, em Minha Mulher é Um Violonsexo, em Esposamante.

Nascida em Pula, na Croácia, em 1941 - quando a região pertencia à Itália -, formou-se em educação física em Nápoles. Tornou-se professora até ser descoberta nos anúncios de refrigerante. Fez o primeiro filme em 1965 e, na sequência, já estava filmando em inglês, com Vincent Price. Só depois a carreira deslanchou na Itália. Salvatore Samperi já havia feito Obrigado, Tia, quando, em 1973, carregou nas tintas da comédia lasciva - a definição é de Jean Tulard no Dicionário de Cinema - Malícia. Instantaneamente, o salário de Laura saltou de 4 milhões de liras para 100 milhões e ela virou a atriz mais bem paga da Itália.

O filme é sobre garota contratada como doméstica na casa de mulher que morreu. Sobram o marido e os três filhos, e o quarteto inteiro vai se dedicar obsessivamente à tarefa de arrastar a jovem Laura para a cama. Transformada em estrela, e mito sexual, logo em seguida, Laura estava filmando com o grande Visconti, mas a experiênciaering': 'rgb(240, 126, 0)', 'dialog.button.background.active': 'rgb(70, 92, 103)', 'dialog.button.background': 'rgb(255, 133, 0)', 'dialog.button.foreground': 'white' }, }, promptOptions: { /* Change bold title, limited to 30 characters */ siteName: 'Diário da Região', /* Subtitle, limited to 90 characters */ actionMessage: "O DIáRIO gostaria de enviar notificações das principais notícias para você", /* Example notification title */ exampleNotificationTitle: 'Exemplo de notificações', /* Example notification message */ exampleNotificationMessage: 'A notícia vai aparecer como no exemplo.', /* Text below example notification, limited to 50 characters */ exampleNotificationCaption: 'Você pode remover sua inscrição a qualquer momento.', /* Accept button text, limited to 15 characters */ acceptButtonText: "AUTORIZO", /* Cancel button text, limited to 15 characters */ cancelButtonText: "NÃO AUTORIZO" }, welcomeNotification: { "title": "Diário da Região", "message": "Obrigado por se inscrever!" } }]);

  • Esqueci minha senha
    Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.
    Esqueci minha senha
    Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.
    Cadastro Grátis
    Diário da Região
    Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
    Sexo
    Defina seus dados de acesso