X
X

Diário da Região

25/08/2015 - 00h00min

O jogo só está começando

MC Gra: uma rio-pretense entre as grandes do rap nacional

O jogo só está começando

Divulgação Rio-pretense MC Gra
Rio-pretense MC Gra

A rio-pretense MC Gra figura ao lado de outras representantes femininas de destaque do rap nacional, como Negra Li e Karol Conka, em um documentário de curta-metragem que acaba de estrear na capital paulista. "As Minas do Rap" está na programação do 26º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, que vai até domingo. 

A produção foi selecionada para a mostra "Panorama Paulista", e teve estreia no sábado, no Museu da Imagem e do Som (MIS). O festival de curtas ocupa vários espaços da capital, e o documentário ainda terá outras duas exibições: hoje, no Cine Olido, e amanhã, no Espaço Itaú. Dirigido por Juliana Vicente, da Preta Portê Filmes, durante 13 minutos o curta traz entrevistas com mulheres ligadas ao hip hop, abordando o histórico feminino dentro do movimento. 

Nomes precursores no rap, como Negra Li, do grupo RZO, aparecem ao lado de novas representantes, como Karol Conka e a própria MC Gra. A rio-pretense conta que sua participação no curta foi gravada ano passado, quando participou do Festival Percurso, no Capão Redondo, em São Paulo. "Fui acompanhada pela equipe desde o momento em que acordei até a chegada no festival, a preparação para o show, no palco. 

A ideia foi mostrar a realidade das meninas dentro do rap", fala a MC. Completando 15 anos de carreira em 2015, Gra começou no rap em Rio Preto, fazendo a dupla Poetizas, junto com a amiga Camila de Oliveira, a Poetiza. "Foi uma das melhores fases da minha vida. Camila tem um espírito muito parecido com o meu, destemida, curiosa, agitada. Tínhamos e temos muita vontade e amor pelo que fazemos", diz Gra. 

 

As Minas do Rap” As Minas do Rap”: MC Gra (de chapéu) entre os principais nomes do gênero na cena atual

A rapper lançou seu primeiro álbum solo, chamado "O Jogo Só Acaba Quando Termina", no final de 2012, trabalho que envolveu nomes de peso em sua produção - como DJ Hum e DJ KL Jay, do Racionais MC's. O disco, que será relançado em setembro no formato vinil, recebeu elogios da crítica especializada e abriu portas para uma parceria com o Racionais, maior banda brasileira de rap. 

"Na época, recebi uma ligação da produtora deles. Eles tinham gostado do álbum e queriam excursionar com meninas que cantavam rap. Foi aí que tudo começou", diz. Desde então, a rio-pretense tem participado de shows do Racionais, fazendo a abertura, e também se apresentando no mesmo palco do líder Mano Brown, em seu projeto solo. Ela já fez participações especiais tanto pela turnê dos 25 anos de grupo, como pelo novo trabalho do Racionais, o "Cores e Valores". 

Cantou em capitais do Nordeste e outras cidades. "Aprendi demais com eles a respeito de como profissionalizar um trabalho, como lidar com o mercado da música." Atualmente, Gra se divide entre Rio Preto, onde vive sua família, os compromissos artísticos em São Paulo e a produção de seu segundo álbum, no Rio de Janeiro, para onde se mudou recentemente. 

O trabalho está em fase de pré-produção. A produção é de Luiz Café, do projeto Um Só Caminho, do carioca MC Marechal. Gra adianta que, no trabalho, irá trabalhar com as raízes da música negra, bebendo na fonte de gêneros como o blues e o jazz, e com instrumentos orgânicos. A previsão de lançamento é 2016. Para mais informações sobre o curta, acesse o site www.kinoforum.org.br/curtas/2015.

 

 


 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso