X

Diário da Região

27/06/2015 - 00h00min

Votuporanga 2

Manoel de Barros é o homenageado de 2015

Votuporanga 2

Hamilton Pavam Cenas do Fliv de 2013: edição 2015 pretende consolidar vocação do Festival Literário de Votuporanga de ser uma feira atraente especialmente para as crianças
Cenas do Fliv de 2013: edição 2015 pretende consolidar vocação do Festival Literário de Votuporanga de ser uma feira atraente especialmente para as crianças

O Festival Literário de Votuporanga (Fliv) homenageará em sua edição deste ano o poeta mato-grossense Manoel de Barros. O anúncio foi feito na tarde de ontem, durante coletiva de imprensa com o prefeito da cidade, Junior Marão, a secretária Municipal da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, e a coordenadora do Fliv, Cibeli Moretti. A quinta edição do evento, que se consolida como o mais importante na região de Rio Preto neste segmento, acontece de 7 a 15 de agosto.
Manoel de Barros completaria 100 anos em dezembro de 2016. 

Não deu tempo. O escritor pantaneiro, certamente um dos maiores nomes da poesia brasileira no século 20, faleceu em novembro do ano passado. Sua morte só acelerou um desejo dos organizadores do Fliv manifestado desde as primeiras edições. "Tentamos homenagear Manoel de Barros com ele presente, mas ele já não viajava mais. Manoel de Barros é um poeta que mexe com o imaginário infantil", diz a coordenadora Cibeli Moretti.

Ela explica que o Fliv decidiu a partir desta edição assumir a bandeira da formação de novos leitores e concentrar seus esforços no público infanto-juvenil. "Mais de 50% do nosso público é formado por crianças. A criança representa um público altamente fiel e interessado, e ela tem poder de mobilização: ela leva o adulto até o Fliv", argumenta Cibeli.

Exposição “Olhos de Barros” Exposição “Olhos de Barros”, no Sesc Rio Preto: evento em Votuporanga fará homenagem ao poeta Manoel de Barros

Sobre Manoel de Barros, a organização ainda estuda como montar uma programação que evidencie a homenagem ao poeta pantaneiro: trechos de poemas estarão espalhados pelo festival para aguçar a curiosidade, e há o interesse de trazer a filha do poeta, Martha Barros, que ilustra seus livros - o que ainda não está confirmado.

Em livros como "Memórias inventadas para crianças", e em toda sua obra, Manoel de Barros sabia criar como poucos um universo fantasioso e mágico a partir das palavras e das referências à natureza e às coisas simples da vida.
Em 2013, uma grande exposição sobre o universo do poeta passou por Rio Preto, intitulada "Olhos de Barros", no Sesc.

Shows

Entre as atrações musicais, a comissão do Fliv divulgou os shows de Demônios da Garoa e Zélia Duncan. A crise econômica que afeta diversos projetos culturais pelo país, como a Jornada de Passo Fundo, não chegou a comprometer o Fliv em 2015, a dificuldade maior foi a consolidação de parcerias estabelecidas nos últimos anos.

A organização não divulga o orçamento, mas o financiamento vem em grande parte por isenção fiscal de empresas por meio do Proac-ICMS, e do repasse direto também da iniciativa privada e dos apoios do governo municipal e estadual. Realizado desde 2011, o Fliv atraiu em quatro anos um público de mais de 160 mil pessoas, e levou a Votuporanga grandes nomes da literatura e da música brasileira.

Serviço

Festival Literário de Votuporanga (Fliv) 2015. De 7 a 15 de agosto. Mais informações pelo site www.flivotuporanga.com.br 

 

 


 

>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso