X
X

Diário da Região

06/10/2015 - 00h00min

Balança, Malu!

Livro discute a aprendizagem na infância

Balança, Malu!

Johnny Torres ‘Balança, Malu!’ é a primeira de uma série de histórias que Marilucia Ferreira pretende contar
‘Balança, Malu!’ é a primeira de uma série de histórias que Marilucia Ferreira pretende contar

"Balança, Malu!", o título do primeiro livro da educadora Marilucia de Paula Ferreira, de Rio Preto, não é uma ordem, mas um incentivo direcionado a todas as crianças em fase de aprendizado. É justamente sobre esse período da infância o foco de sua obra. Baseado em uma história real, o livro ressalta aspectos importantes nos processos de aprendizagem e ensino. "A personagem representa todos os alunos. 

Até os 6 anos de idade, as crianças vivenciam muitas primeiras tentativas, como calçar os sapatos, vestir a meia e se balançar em um brinquedo. É nessa hora que elas desistem e deixam os adultos fazerem tudo por elas ou verificam que conseguem e desenvolvem uma autoestima positiva", destaca a autora. Nesse sentido, o papel do educador é fundamental. Ele deve fazer a mediação para o aprendizado e favorecer o autoconhecimento dos alunos. 

Marilucia fez isso por muitas vezes ao longo da carreira educacional. Foram 28 anos na área da educação, sendo 13 deles como professora e o restante como coordenadora, entre outros cargos. "O livro é um relato de uma experiência própria. A aluna havia acabado de entrar na escola e tentar balançar foi o primeiro desafio dela. O balanço, no caso, foi a ferramenta para mostrar a interação entre aluno e professor." 

A situação marcou e ficou registrada na mente da educadora, que resolveu contá-la para tratar o assunto. Na obra, ela retrata os conflitos vivido por Malu para aprender a brincar sozinha em um balanço. A menina conversa com professores e colegas e lida com a ansiedade por querer aprender rapidamente.

"Balança, Malu!" é o primeiro livro de Marilucia, lançado de forma independente por sua empresa de consultoria na área de ensino, a MF Educacional. Especialista em didática, ela planeja o lançamento de outras quatro histórias, todas voltadas a questões da identidade das crianças. Nesta semana, a educadora vai a escolas de Rio Preto e de Votuporanga para conversar com alunos e professores sobre seu primeiro livro. 

Aos 50 anos, está aposentada da carreira de docente e diz sentir falta do convívio com as crianças. O livro foi uma forma de matar a saudade. "Ia escrever para adultos, mas optei por literatura infantil. A linguagem é simples e objetiva, pode ser compreendida por qualquer criança que já aprendeu a ler. Para as mais novas, é possível trabalhar o conteúdo."

Lançamento

Hoje, às 19h, "Balança, Malu!" será lançado no Riopreto Shopping, onde foi montado um espaço para as crianças, com a presença da psicopedagoga e contadora de histórias Danila Bassi, além da escritora.

No dia 17, às 9h, na Coopen, será feito um bate-papo sobre o livro com a autora, a psicóloga Marli Terra Verde, a professora Maria Eliza Arnoni e a psicopedagoga Danila Bassi. Professores que querem participar do bate-papo na Copen podem fazer inscrição pelo site www.mfeducacional.com.br, a partir do próximo sábado.

Serviço

  • Livro "Balança, Malu!", de Marilucia Ferreira. 18 páginas. R$ 19,50.

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso