X
X

Diário da Região

22/05/2016 - 00h00min

Orquestra

João Carlos Martins retorna à região com Bachiana

Orquestra

Fernando Mucci/Divulgação “Minhas apresentações em cidades do Interior têm a mesma dedicação de um concerto feito em Nova York. Faço cada concerto com o mesmo amor e emoção”, diz o maestro João Carlos Martins
“Minhas apresentações em cidades do Interior têm a mesma dedicação de um concerto feito em Nova York. Faço cada concerto com o mesmo amor e emoção”, diz o maestro João Carlos Martins

Depois de 40 anos, o maestro João Carlos Martins retorna a Fernandópolis. Ele, que se apresentou como pianista na época, volta agora como maestro titular e diretor artístico da Bachiana Filarmônica Sesi-SP. Com o objetivo de democratizar a música clássica, Martins rege um concerto gratuito nesta segunda-feira, às 21h, no Recinto de Exposições.

A orquestra vai executar obras de Bach, Mozart, Hess, Beethoven, Ginastera e Piazzola. Fundada em 2004, a orquestra é formada por 65 elementos. Quarenta profissionais desembarcam na cidade. “Fazemos um revezamento dos músicos nas viagens. O excesso de estudo, todo santo dia, pode prejudicar a qualidade do músico. O número de artistas também é selecionado de acordo com o tamanho do palco”, revela o maestro.

O repertório traz obras virtuosas, segundo Martins. “Fazemos um repertório com obras totalmente diferentes para a Capital (São Paulo) e organizamos um para as viagens de tal forma que seja também importante. Conforme a região, ele pode ou não ser alterado. Para Fernandópolis, escolhemos obras digníssimas e nem tanto populares. Queremos democratizar o contato, fazer com que pessoas sem tanto acesso a um concerto tenham a oportunidade de ouvir obras de compositores consagrados.”

Para o maestro, mais artistas de música clássica devem estimular este acesso. “Se eles tivessem saído de dentro de suas torres de marfim e ido ao encontro do público nas periferias das grandes cidades ou para o Interior, que é o grande responsável pelo desenvolvimento de São Paulo e do Brasil, certamente a música clássica estaria em outra posição hoje em dia. O Sesi, por exemplo, está tomando esta iniciativa e levando para a sociedade.”

Martins declara que tem um grande apreço por três cidades da região, Fernandópolis, Jales e Votuporanga, e deixa um recado a seus moradores. “Minhas apresentações em cidades do Interior têm a mesma dedicação de um concerto feito em Nova York. Faço cada concerto com o mesmo amor e emoção. Em Fernandópolis, eu também me apresentarei no piano.”

Programa

  • Jesus Alegria dos Homens - Bach
  • Sinfonia 41 “Jupiter” (4º mov) - Mozart
  • Ruínas de Atenas - Beethoven
  • Prometheus - Beethoven
  • Ladies in Lavender - Hess
  • Concerto para piano nº 23 - Andante - Mozart
  • Danza de la moza donosa - Ginastera
  • Adios Nonino - Piazzola

Serviço

  • Concerto da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, sob a regência de João Carlos Martins. Segunda-feira, 23, às 21h, no Recinto de Exposições de Fernandópolis. Gratuito

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso