X
X

Diário da Região

24/05/2016 - 00h00min

ARTES VISUAIS

Galeria do Sesi recebe Cor de Base

ARTES VISUAIS

Mara Sousa “Busco me apropriar de imagens de jornais como soldados, crianças sírias e falta de moradia, imagens políticas, e a partir das silhuetas desses personagens presentes nas imagens que crio as minhas peças”, explica o artista paulistano. Exposição fica montada até 10 de julho, no Sesi
“Busco me apropriar de imagens de jornais como soldados, crianças sírias e falta de moradia, imagens políticas, e a partir das silhuetas desses personagens presentes nas imagens que crio as minhas peças”, explica o artista paulistano. Exposição fica montada até 10 de julho, no Sesi

Cor de Base é a primeira exposição que o Espaço Galeria Sesi Rio Preto recebe depois de um tempo fechado para reforma. A partir desta terça-feira, 28, até o dia 10 de julho, o público vai poder conferir as obras do artista plástico Diego Castro, de São Paulo, que tem como base a apropriação de imagens para a construção de estátuas, telas e instalações. A curadoria é de Tiago Santinho. Essa é a primeira vez que Castro traz seus trabalhos à cidade. No total, são cinco esculturas, 14 pinturas e uma instalação, que têm como base temas que causam inquietação ou desconforto ao artista.

As peças foram produzidas nos últimos três anos. “Eu me aproprio das imagens com o intuito de esvaziar o significado delas. No caso da Cor de Base, são imagens de jornais como soldados, crianças sírias e a falta de moradia, imagens políticas. É a partir das silhuetas desses personagens presentes nas imagens que eu crio as minhas peças”, explica o artista.

As obras apresentam um diálogo com as características técnicas das imagens, como a conversão de sistema de cores - CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) e RGB (vermelho, verde e azul) - utilizadas em impressões e dispositivos eletrônicos. “Eu discuto a formação básica da imagem, por meio de uma imagem. Eu falo do movimento das imagens e como elas são difundidas para nós com elementos que são sua base.”

Sem se apropriar de um técnica exclusiva, Castro se adapta de acordo com a necessidade da peça. Ele trabalha com tinta acrílica, graffiti e madeiras. “Alguns estátuas foram pintadas com tinta automotiva. Eu usei esse material justamente para dar efeito. Esse brilho de quando o carro sai da concessionária.” Lâmpadas, MDF e poliéster compõem a instalação presente na exposição. 

“São três luzes projetadas na parede, que, quando se unem, ficam brancas. Ao fundo tem a silhueta de um soldado representado em um pedaço de espelho”, conta o artista. As esculturas, com 60 centímetros cada, são ótimas opções para decoração também. Castro representa uma safra nova de artistas que se apropriam de diversos tipos de materiais para dar vida a desenhos, gravuras e instalações, com simplicidade e significados profundos.

O artista

Castro conta que a arte sempre esteve na sua vida. “Sempre fui estimulado a pintar. Primeiro, integrei um ateliê livre de desenho e pintura.” Em 2002, ele cursou na Faculdade Santa Marcelina o Bacharelado em Artes Plásticas, onde aprofundou questões que circundam sua produção. Em 2012, concluiu o mestrado em poéticas visuais na Escola de Comunicação e Arte da USP. Dentre suas exposições realizadas, destacam-se as individuais Plano de Cor, no Museu de Arte de Blumenau (2015), Sob, no Ateliê 397, São Paulo (2009), e Transponíveis, na Galeria Ido Finotte, Uberlândia (2007), entre outras.

Serviço

  • Exposição Cor de Base, de Diego Castro. A partir de terça-feira, 25, até o dia 10 de julho, no Sesi Rio Preto. Gratuito

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso