X

Diário da Região

23/06/2015 - 00h00min

Arte radical

Fuzinelli pinta sobre pranchas de skate

Arte radical

Guilherme Baffi “Eu sempre estou procurando coisas diferentes para as minhas peças de arte. Já pintei em calota de carro, em pratos e criei objetos com papel machê”, diz Fuzinelli
“Eu sempre estou procurando coisas diferentes para as minhas peças de arte. Já pintei em calota de carro, em pratos e criei objetos com papel machê”, diz Fuzinelli

A base de inspiração das novas obras do naïf Orlando Fuzinelli, 66 anos, de Rio Preto, são os shapes de skate. O artista plástico resolveu dar destaque à peça que compõe o skate, transformando as tradicionais partes pretas e ásperas, com muita tinta acrílica. De acordo com o artista, a ideia de usar o shape surgiu por meio de incentivo de um amigo. "Meu amigo Odécio Rossafa, que trabalha em uma cooperativa de reciclados em Brasília, me deu 20 shapes. 

Ele sabe que eu gosto de criar em cima de objetos diferentes." O tema para as obras surgiram durante um passeio de ônibus pela cidade. "Eu não dirijo e uso constantemente o transporte público. Em uma dessas vezes, eu vi vários jovens mexendo nos celulares. Pareciam estar em outro universo. Confesso que sou meio contrário a esse vício por tecnologia. Foi aí que pensei de como era minha infância e adolescência e as brincadeiras daquela época. 

Decidi mostrar os costumes antigos nos shapes", conta o artista. Fuzinelli começou a pintar os shapes em abril, depois de se recuperar de uma lesão no braço direito. "Antes eu não estava conseguindo mexer muito. Me recuperei e foquei na criação." Sem nunca ter andado de skate - a não ser sentado no shape e puxado por alguém -, o artista mostra porque domina a arte dos pincéis. Ele já pintou os 20 shapes.

"Na maioria, eu passei uma camada de tinta, por causa daquela parte áspera, e recuperei alguns shapes também. Todos estavam em ótimo estado e podiam ser usados pelos adolescentes", afirma o artista. Entre ciranda, roleman, brincadeira de roda, Fuzinelli destaca que não tem um shape preferido. "Eu acabei fazendo uma volta ao passado, na minha época de infância e adolescência. Usei cores fortes para mostrar como éramos felizes naquela época. Sei que muitas pessoas se identificarão com as peças."

Todas as obras foram criadas no ateliê dele, um quartinho pequeno, no fundo da casa dele. "Já faz um tempo que optei por trabalhar com a tinta acrílica, já que é a base de água." Essa não é a primeira vez que Fuzinelli cria em objetos diferentes. "Eu sempre estou procurando coisas diferentes para as minhas peças de arte. Já pintei em calota de carro, em pratos e criei objetos com papel machê."

Os shapes personalizados serão expostos, entre os dias 13 e 26 de julho, no Riopreto Shopping. A intenção do artista é que as pessoas se interessem pelos shapes e compre. "Imagina que dó os adolescentes pisando em um shape personalizado com tanto carinho. Eles merecem ganhar um espaço especial na casa das pessoas", defende o artista plástico.

Mais obras

Recentemente, Fuzinelli personalizou uma lata de spray antiga a convite do artista visual e professor juny kp!, da Casa de Criar. A peça dele e de outros profissionais artísticos da cidade podem ser conferidas na #expolatada, até o dia 17, na Casa, localizada rua Rubião Júnior, 2.339, Boa Vista. No ano passado, o artista faturou o terceiro lugar na categoria arte primitiva do 7º Salão de Artes Plásticas de Rio Preto, com a tela "Retalhos do Brasil".

 

 


 

>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso