X
X

Diário da Região

11/10/2015 - 01h00min

De vilã a salvadora

Blogs de literatura garimpam boas opções de leituras

De vilã a salvadora

Johnny Torres Patrícia Buzzini, que comanda blog de literatura no Diário da Região: ‘As pessoas são apresentadas aos clássicos da literatura nacional, mas e os contemporâneos? Senti carência em relação à divulgação.’
Patrícia Buzzini, que comanda blog de literatura no Diário da Região: ‘As pessoas são apresentadas aos clássicos da literatura nacional, mas e os contemporâneos? Senti carência em relação à divulgação.’

Há quem diga que a internet é uma inimiga dos livros, seja pela migração dos leitores do impresso para a web ou pela redução do tempo para leitura devido à quantidade de horas navegando. No entanto, do jeito certo, a internet pode ser mais uma aliada tanto para quem procura por textos ou histórias de qualidade quanto para novos autores ou aqueles ainda não tão conhecidos. 

Esse trabalho de garimpo tem sido feito com relativo sucesso por blogs de literatura. Mais do que alavancar novos nomes, o objetivo é compartilhar boas opções de leituras. Ganham os escritores, que têm o trabalho divulgado para grande público, e ganham os leitores, que recebem novas opções de leitura. Não precisam ficar apenas nos best-sellers e nos clássicos.

Leitora assídua, Aline Ferrari Borges de Araújo, 40 anos, recebe dicas com frequência de novos livros. "Contribui para diversificar a leitura. Vejo a resenha e decido se vale a pena ou não. É um trabalho muito interessante, uma excelente ferramenta", diz a professora de inglês, que lê um livro por semana. "Tenho o hábito da leitura e estou passando isso para os meus filhos. Vejo o resultado positivo na escrita deles." 

Alguns exemplos são o "Clube dos Novos Autores", "Palácio de Livros" e "No Mundo dos Livros". Um exemplo local é o blog "Entre Livros e Palavras", da rio-pretense Patrícia Reis Buzzini, hospedado no site do Diário da Região. Formada em letras, com mestrado e doutorado em linguística aplicada, ela apresenta livros e autores novos ou simplesmente desconhecidos do grande público. 

Conta com a colaboração das professoras Cláudia Maria Ceneviva Nigro, da Unesp, e Edilene Gasparini Fernandes, da Fatec. "As pessoas são apresentadas aos clássicos da literatura nacional, mas e os contemporâneos? Senti carência em relação à divulgação." Ela não entendia, por exemplo, como pouca gente conhecia o escritor amazonense Milton Hatoum. "Usei três obras dele no doutorado e, quando comentava, as pessoas não sabiam quem era."

Tendência 

O blog de Patrícia traz dicas de todos os tipos de literatura. E as indicações costumam vir de autores premiados pela academia ou elogiados por colegas que trabalham na área literária. "Antes de fazer qualquer publicação, olho trabalhos acadêmicos para comparar. Mas sempre coloco o meu olhar sobre o autor e a obra." Um dos escritores apresentados no blog é o rio-pretense Cleber Falquete. 

Autor de "O Eco Celeste das Armaduras Secretas, Guardadas em Céus Claros de Domingos Ignorados" (THS Editora, 2011) e "Ossuário de Cavalos-marinhos" (Vitrine Literária, 2014), ele considera os blogs e os sites de literatura de fundamental importância na atualidade. "São os maiores divulgadores de livros e de autores. Isso é uma tendência cada vez mais predominante devido à rapidez e à expansão que as redes sociais atingem. Sem os meios virtuais de divulgação, dificilmente novos escritores chegariam ao conhecimento do público. 

E não falo somente de inéditos. Muitos escritores consagrados possuem seus próprios blogs e sites", afirma Falquete. Para o escritor Chico Lopes, essas plataformas vêm preencher o vazio deixado por muitos jornais e revistas, que diminuíram o espaço para literatura. "Leitores e produtores migraram naturalmente para a internet. Através deles, fiz muitos amigos, e meus ensaios sobre cinema e literatura tiveram grande penetração. Na verdade, acho que a internet tornou-se, naturalmente, a salvação da literatura."

Serviço

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso