X
X

Diário da Região

09/04/2016 - 00h00min

LITERATURA

Autor da região lança romance com cara de folhetim

LITERATURA

Guilherme Baffi Memórias da infância e da adolescente abasteceram de ideias o professor aposentado Carlos Alberto Gomes. História gira em torno de um sujeito de fazenda que acaba se tornando médico de sucesso na Capital
Memórias da infância e da adolescente abasteceram de ideias o professor aposentado Carlos Alberto Gomes. História gira em torno de um sujeito de fazenda que acaba se tornando médico de sucesso na Capital

Aos 74 anos de idade, Carlos Alberto Gomes se classifica como um saudosista. E foi num desses momentos de resgate do passado que o morador de Guapiaçu, nascido em Nova Granada, decidiu escrever seu segundo romance. A obra será lançada segunda-feira, em Rio Preto. Em Tramas do Destino (Scortecci), Gomes mistura saudade, realidade e ficção. 

“Eu fui criado em uma fazenda em Nova Granada e parte das minhas memórias de criança e adolescente está no livro. Eu queria de alguma forma eternizar as paisagens que eu tive contato, apesar de não ter passado pelas situações dos personagens do livro.” Tramas do Destino conta a história de um jovem fazendeiro que, de uma vida despreocupada, vê-se envolvido nos caprichos do tempo, já formado em medicina.

A obra daria um ótimo enredo de novela mexicana, porque mistura amores, desencontros, brigas, revelações, passado e presente. A escolha da profissão do personagem principal resulta da mistura da realidade com a ficção. Quando adolescente, Gomes só queria saber da fazenda. Já sua família desejava que ele fosse médico. O autor chegou a se mudar para Ribeirão Preto, mas acabou desistindo e virou professor primário, em Nova Granada.

“Eu reconheço que era jovem desajuizado. Como não queria ficar longe da fazenda, acabei me formando professor. Já o personagem principal do livro se formou médico e trilhou uma carreira de sucesso em um hospital de São Paulo”, afirma o professor aposentado, que atuou como corretor e chegou a ser diretor de escola em Rio Preto. O autor destaca que viveu bons momentos em cachoeiras, cafezais e matas de eucalipto, cenários presentes na obra. “É como se eu tivesse usado de pano de fundo minhas memórias e inserido os personagens nesse universo.”

O romance começou a ser produzido há 9 meses. É o segundo dele, mas Gomes não se considera escritor. Em 2012, ele lançou Ainda Resta uma Luz. “Eu sempre achei que tivesse facilidade para escrever. Eu sempre me saí bem em provas. Mas confesso que comecei a escrever por curiosidade em 2002”, lembra. Emotivo, ele divide a produção dos livros e de poemas. “Entre um livro e outro, eu escrevo poemas. Não consigo fazer um poema sem rima. É algo que faz parte de mim. Não tenho hora para escrever. Simplesmente sento e começo a escrever, sem roteiro ou algo do tipo.”

Gomes resgatou algumas anotações do passado que servirão de base para o terceiro livro. “Eu tinha começado a escrever em um caderno sobre a paisagem do fundo do condomínio onde moro, depois que fui ao local com o meu filho. Tenho certeza que ficará um livro muito bonito.” Tramas do Destino será lançado segunda-feira, às 20h, no auditório do San Martin Corretora de Seguros, na avenida, Alberto Andaló, nº 3.942, bairro Redentora. O evento é aberto ao público.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso