X
X

Diário da Região

03/03/2016 - 00h00min

Isabelle Tuchband

Artista franco-brasileira expõe no Riopreto Shopping

Isabelle Tuchband

Divulgação Isabelle cresceu em Taubaté dentro do ateliê do pai, o pintor francês Emile Tuchband, de quem herdou a paixão pela arte. Seu universo pictórico é povoado por mulheres retratadas em movimento e cores
Isabelle cresceu em Taubaté dentro do ateliê do pai, o pintor francês Emile Tuchband, de quem herdou a paixão pela arte. Seu universo pictórico é povoado por mulheres retratadas em movimento e cores

Ao entrevistar a escritora Clarice Lispector em 1976, o jornalista Camilo Castello inicia a conversa perguntando porque ela escrevia. “Por que você bebe água?”, devolveu Clarice, sintetizando, num breve questionamento, o que a literatura representava em sua vida. Há artistas que estabelecem uma relação vital com as obras que concebem, evidenciando a arte enquanto fonte que os mantém vivos, tanto física como espiritualmente. Na pintura, também há artistas que, assim como Clarice, têm na arte a água que lhes mata a sede. 

Ou o ar que respira, como prefere simbolizar a artista plástica franco-brasileira Isabelle Tuchband, que abre hoje, no Riopreto Shopping, a exposição Luz y Calor, uma das atrações da programação do centro de compras dedicada ao Dia Internacional da Mulher. “Pintar é como respirar. É o que me mantém viva. Sem pintar fico mal, esquisita. Vivo praticamente dentro do meu ateliê”, declara Isabelle, que traz a pintura em seu DNA. Em Taubaté, cresceu dentro do ateliê do pai, o pintor francês Emile Tuchband, o grande influenciador de sua arte. Ainda jovem, mergulhou no legado europeu ao estudar na Escola Nacional de Artes Decorativas, em Paris (França).

O universo pictórico de Isabelle é povoado por mulheres, belezas naturais, ícones da cultura popular, entre outros elementos, retratados com movimentos e cores, muitas cores. Aliás, o amplo uso das cores é uma das marcas registradas dessa artista, que hoje estabelece uma relação muito forte com o universo da moda. “Resumo o uso da cor em apenas uma palavra: acordar. A cor dar. A cor tem esse poder de dar vida às coisas. Cor é energia, estado de espírito, cura... Com as cores, busco despertar alegria nas pessoas”, diz.

Para ela, o mais importante é a felicidade proporcionada a uma pessoa que coloca um quadro seu na parede de casa. “Pintura é movimento; movimento é energia, e energia é vida. Sou uma artista em busca da simplicidade das coisas”, reflete. A série de telas apresentada na exposição do Riopreto Shopping, realizada por intermédio das rio-pretenses Bia Lourenço e Landa Roncato, tem a mulher como grande destaque.

“Tive o exemplo de mulheres incríveis ao longo da minha vida, tanto familiares como amigas. E são elas as pessoas em quem eu me inspiro ao pintar mulheres”, enfatiza Isabelle. “Retrato mulheres reais, apaixonadas, num universo sem imposições machistas”, acrescenta. Acumulando em seu currículo exposições em diferentes países, Isabelle destaca que a arte brasileira é muito bem vista na cena internacional. “Estamos muitos bem representados. O Brasil é um país incrível, criativo, e isso encanta o olhar estrangeiro”, sinaliza.

Serviço

  • Exposição Luz y Calor, de Isabelle Tuchband. Até 18 de março, no Riopreto Shopping. Vernissage hoje, às 20h. Gratuito

Arte ligada à moda

Com telas e cerâmicas espalhadas pelos quatro cantos do mundo, Isabelle Tuchband transcendeu as paredes das galerias nos últimos anos, firmando uma parceria muito próxima com a moda. Sua arte ganhou as ruas, estampando roupas, capinhas para celular, sacolas e até garrafa de champanhe. “Adoro moda. Em suas viagens para Paris, meu pai sempre trazia peças de grifes reconhecidas para minha mãe. Quando fui estudar em Paris, trabalhei em uma cafeteria que ficava bem de frente a Hermés.

Atendi muita gente dessa grife que admiro”, comenta Isabelle. A artista deu seu nome para uma coleção de esmaltes da marca Granado, e, ao lado da também artista Verena Matzen, assinou uma das latas que servem de embalagem para o produto. Isabelle também já criou uma coleção de camisetas para a Bobstore, lonas para a loja Conceito Firma Casa, de São Paulo, e sacolas para a loja Tok&Stok.

Para a VeuveClicquot, a marca francesa de champanhe, ela customizou uma garrafa exclusiva de 3 litros, leiloada em evento paulistano. Já para a Ferrero Rocher, customizou um gigantesco ovo de Páscoa leiloado em prol do Banco de Alimentos, em São Paulo. Com seus trabalhos, Isabelle reforça o caráter artístico da moda, uma linguagem criativa que também reflete sobre a cultura de cada época. 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso