X
X

Diário da Região

25/08/2015 - 00h00min

Criminoso ou 'santo'?

“A Regra do Jogo” abre uma discussão sobre a moral

Criminoso ou 'santo'?

TV Globo/Divulgação Time de peso: Tony Ramos, Alexandre Nero, Cássia Kis, Cauã Reymond e Vanessa Giácomo fazem parte do “robusto” elenco de “A Regra do Jogo”, que estreia daqui a menos de 1 semana
Time de peso: Tony Ramos, Alexandre Nero, Cássia Kis, Cauã Reymond e Vanessa Giácomo fazem parte do “robusto” elenco de “A Regra do Jogo”, que estreia daqui a menos de 1 semana

Qual é o limite para você condenar uma pessoa? Essa pergunta é o mote de "A Regra do Jogo", próxima novela das nove da Globo. A trama de João Emanuel Carneiro, mesmo autor de "Avenida Brasil" (2012), vai discutir o julgamento que cada um faz do outro diante de ações muitas vezes rotineiras "Essa questão está presente no meu trabalho há muito tempo. Acho muito brasileiro esse debate da moral, que não é duvidosa aqui, é cambiante", afirma João Emanuel.

Romero Rômulo, personagem de Alexandre Nero, é a figura central da trama. A história contará justamente se ele é um criminoso ou um santo. "Foi um processo longo de dois anos trabalhando na obra. Costumo dizer que é uma novela semiaberta, pois passei um ano desenvolvendo a sinopse e outro trabalhando em capítulos com um pouco mais de calma", diz o novelista, que também declara estar tranquilo sobre a pressão de ter de levantar a audiência.

"É sempre uma responsabilidade enorme fazer uma novela para 40 milhões de pessoas. Só posso fazer o melhor possível, mais que isso não dá para fazer", declara. O ibope do horário nobre caiu desde a estreia de "Babilônia". A meta é voltar a dar mais de 30 pontos, como acontecia durante a exibição de "Império", novela de Aguinaldo Silva. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.

O folhetim traz também uma novidade na forma em que é gravado e exibido aos telespectadores. A diretora-geral, Amora Mautner, busca transformar a dramaturgia com uma linguagem mais realista. Ela passou três anos desenvolvendo e treinando sua equipe para rodar toda a trama como se fosse um reality show. O projeto é chamado de Caixa Cênica. Ela espalhou câmeras nos cenários, que estão atrás do espelho, em objetos de cena, em todos os lugares e vão mostrar os atores em ângulos nunca vistos.

"A Caixa Cênica segue a proposta de um reality show, não tem boca de cena. Há três anos, apresentei essa proposta à direção e me apoiaram. Tivemos dois anos de testes e treinamento para colocar em prática. Em todos os cenários, o público terá imagens em 360 graus. Acontece tudo ao mesmo tempo. Compramos quatro câmeras robôs e uma câmera que acompanha o ator", conta a diretora. A mudança também otimiza o tempo de gravação. No método tradicional de gravar uma sequência, os atores fazem um ensaio e, depois, gravam várias vezes a cena até ficar boa. Com a Caixa Cênica, a equipe ensaia três vezes e grava valendo. 

"O elenco que faz teatro me ama. Parece que está fazendo ao vivo. Ator ama a verdade;eles só querem que seja captado que estão dando o coração. Na maneira tradicional de se fazer novela, quando o ator faz várias vezes a mesma cena, lá na oitava vez, já não tem emoção. Agora, pode não sair perfeito,mas o imperfeito é o natural", explica Amora. Diretora e autor são enfáticos em dizer que a novela precisa de ousadia, e isso não faltará em "A Regra do Jogo".

 

Cauã Reymond e Tony Ramos Cauã Reymond e Tony Ramos: os brutos que também amam

Retorno de Alexandre Nero

Apenas cinco meses após se despedir do comendador José Alfredo, de "Império", Alexandre Nero se transforma em Romero Rômulo. O ator afirma que fazer um homem que pode ser tudo é muito instigante. "Nem todo mundo é bom nem todo mundo é mau. Vai ser muito parecido com a nossa vida real. Ele é o típico malandro, um sobrevivente. Um criminoso que não gosta que mate. Ele tem esse limite de ética. Ele é um mentiroso compulsivo. O Romero é um crianção. 

Acho que esse é um dos poucos personagens do João Emanuel que ele ainda não sabe onde vai dar", comenta Alexandre Nero. O personagem é filho de Djanira (Cássia Kis), uma professora correta que leciona em uma escola pública no Morro da Macaca, um dos principais cenários da trama. Ele rompeu sua relação com a mãe ainda adolescente porque preferiu seguir o caminho da marginalidade.

"Amor é uma coisa que não existia para ele. Mas Romero Rômulo se apaixona por Atena (Giovanna Antonelli), uma paixão fugaz. Ela o trai, dando um golpe. Por isso, ele se aproxima de Tóia (Vanessa Giácomo), mas o que quer mesmo é ferrar aquela família", diz o ator. Tóia foi adotada por Djanira, assim como Juliano (Cauã Reymond). Só que o amor pela jovem dividirá o personagem entre o bem e o mal. Na pele do homem de duas caras, Nero está totalmente diferente. 

Perdeu dez quilos, cortou o cabelo e tirou a barba e o bigode. Está parecendo muito mais jovem do que seu último papel, o do comendador. Além de Tóia e Atena, Romero tem um passado a ser desvendado em relação ao sequestro de sua mulher, Kiki (Deborah Evelyn). Ela foi dada como morta, mas ressurgirá viva mais para frente. Com a dondoca, o ex-vereador adotou Dante (Marco Pigossi). O jovem policial é louco pelo pai adotivo e o admira como um herói, pois não sabe que, por trás de sua bandeira de defensor dos direitos humanos, ele é um criminoso.

Dramas e muito mais

"A Regra do Jogo" tem histórias paralelas bem fortes, como a defendida por Cauã Reymond. Seu personagem Juliano é um herói injustiçado, que lutará para provar sua inocência. Filho do bandidão, Zé Maria (Tony Ramos), que jura não ser culpado do pior crime que lhe é atribuído. Juliano tem uma escola de MMA no Morro da Macaca para tirar jovens do caminho da marginalidade.

Ele ganhou fama com esse trabalho e será vítima de uma armação, indo parar na prisão por tráfico de drogas. Depois que sair da cadeia, vai tentar provar sua inocência para retomar o trabalho social. A nova novela também vai ter um casal homossexual, que sofre homofobia por parte de alguns familiares. 

A personagem de Giselle Batista, Duda, tem uma união estável com a tatuadora Úrsula (Julia Rabelo). Já Roberta Rodrigues faz a ninfomaníaca que se chama Ninfa. Ela se apaixona por MC Merlô (Juliano Cazarré),mas não resiste a outros homens. Em breve, a personagem vai procurar psicólogos e feiticeiros para curar sua doença.

Quem é quem

  • Romero Rômulo (Alexandre Nero): O ex-vereador e radialista é conhecido como defensor dos direitos dos presidiários. Fundou uma organização que atua na reabilitação de criminosos condenados, mas que, na verdade, recruta bandidos para uma facção criminosa
  • Atena (Giovanna Antonelli): Sobrevivente de um passado miserável nos arredores de Brasília. Batizada com o nome de Francineide dos Santos, ela é uma estelionatária, que começou clonando cartões de crédito e falsificando assinaturas
  • Tóia (Vanessa Giácomo): É extrovertida, esquentada e dona de forte personalidade. Ela é capaz de fazer amigos ou inimigos com a mesma facilidade. Nunca teve dúvidas sobre o que queria fazer da vida: lidar com festas. Desde a adolescência namora Juliano (Cauã Reymond), com quem pretendia se casar no mês em que ele foi preso
  • Juliano (Cauã Reymond): Um sujeito bruto, mas que tem um enorme coração. Ele cresceu com Tóia na casa da mãe de criação, Djanira (Cassia Kiss), ex-mulher de seu pai, Zé Maria (Tony Ramos). Desde que foi preso sob a acusação de porte de drogas, Juliano passou a ser desacreditado como reabilitador de bandidos
  • Djanira (Cássia Kis): É a exemplar mãe de criação de Juliano e Tóia. Vitimada por uma grave doença, ela não quer morrer antes de ver concretizado o sonho da sua vida: o casamento de Juliano e Tóia. Ela esconde muitos segredos do passado
  • Zé Maria (Tony Ramos): Existem duas versões diferentes a respeito desse bandido foragido. Numa delas ele é um facínora sanguinário. Em outra, Zé Maria, que já foi mecânico do Morro da Macaca, é um homem de bem, um injustiçado que foi usado como bode expiatório por um grupo de bandidos
  • Adisabeba (Susana Vieira): Dona de personalidade fortíssima, ela é ambiciosa e passional. Ex-prostituta, Adisabeba acumulou dinheiro e se tornou latifundiária urbana no Morro da Macaca. É mãe coruja de Merlô (Juliano Cazarré) e mantém uma relação amorosa com Abner (Douglas Tavares)
  • Feliciano (Marcos Caruso): Pai e avô carinhoso, o playboy da velha guarda perdeu todo seu dinheiro. Ele não deixa passar um rabo de saia e acaba se metendo em muita confusão. Apaixonou-se de verdade apenas uma vez, pela bela Nora (Renata Sorrah), que optou em se casar com seu primo Gibson (José de Abreu)

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso