X
X

Diário da Região

13/12/2017 - 08h46min

ENSINO

Feras em robótica vão representar Rio Preto na Austrália

ENSINO

Foto: Sérgio Isso Alunos do Sesi mostram robô e prêmio que garantiu vaga para Austrália (Foto: Sérgio Isso)
Alunos do Sesi mostram robô e prêmio que garantiu vaga para Austrália (Foto: Sérgio Isso)

Um grupo de oito alunos do Sesi de Rio Preto, unidade da Boa Vista, vai representar o Brasil no Torneio Internacional de Robótica, na Austrália. O FLL World Festival será realizado entre os dias 10 e 12 de julho, em Sydney.
Os alunos, com idades entre 14 e 16 anos, conquistaram a no início do mês, com a sexta colocação na etapa nacional da competição. Antes disso, a equipe rio-pretense venceu a competição regional, que contou com 36 equipes e ficou em terceiro na etapa estadual, disputando com outras 42 equipes.

Ao todo, oito equipes brasileiras foram classificadas para campeonatos internacionais de robótica. São duas vagas para a competição dos Estados Unidos, três para a África do Sul e mais três para a Austrália. A classificação de cada time determina o campeonato que um vai participar.

Para conseguir as boas classificações os estudantes tiveram de construir e programar um robô autônomo, elaborar um projeto de pesquisa e criar uma solução inovadora para o tema "sala de aula", tudo isso feito em grupo.
“Todos estão bem dedicados e focados. Isso ajudou bastante no trabalho em equipe, o que também conta ponto. Também tem a questão do nosso robô, que foi bem no percurso e não teve problemas”, afirmou o professor Lucas Fernando Guzo.

Os alunos tiveram de programar o robô para fazer uma série de tarefa em dois minutos e meio. Todas as missões são relacionadas a rotina de uma escola. Na área de projeto de pesquisa, o tema escolhido também foi relacionado ao ensino. Os estudantes tiveram de desenvolver algo que pudesse melhorar a aprendizagem dentro das salas de aula. Por isso, eles criaram uma espécie de jogo de cartas em parceria com o professor de filosofia Álvaro Trigo Fernandes. O objetivo é fazer com que os alunos saibam debater sobre assuntos de interesse da sociedade, como saúde e educação.Jogo

O “Jogo da Falácias” faz com que os alunos saibam argumentar e não acreditem nas “falácias”, ou seja, argumentos mentirosos geralmente utilizados por políticos e vendedores para convencer a população.
Em um dos modos de jogo, a classe é dividida em dois grupos e um tema é escolhido para ser debatido. Feito isso, os alunos começam o debate utilizando as falácias. São 24 cartas no total, entre elas a que ganhou o nome de “apelo à emoção”, que é quando alguém utiliza o emocional para convencer, e a “ônus da prova”, quando a pessoa força o adversário do debate a provar que ele está errado.

Além das cartas, os estudantes desenvolveram um aplicativo com os modos de jogo e a explicação de cada falácia, portanto basta um celular com acesso à internet para que os alunos tenham acesso. O aplicativo pode ser baixado na página Sesi Robotic Generation, no Facebook.

“Filosofia é uma área esquecida e difícil de ser ensinada. Também pensamos em algo que faz com que os jovens tenham uma mente crítica”, afirmou o estudante Pedro Benite, 14, um dos membros do grupo. "O nosso objetivo foi criar algo simples e que facilite a aprendizagem. Além disso, fazer com que os alunos fiquem mais atentos com as falácias", disse Guilherme de Assis, 14 anos.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso