Diário da Região

16/02/2003 - 00h42min

Pediatria

Diarréia é causa importante de mortalidade

Pediatria

Sérgio Menezes Miglioli: “Saneamento básico é principal forma de combater o problema”
Miglioli: “Saneamento básico é principal forma de combater o problema”
A diarréia infantil é uma das queixas mais freqüentes na área de pediatria, especialmente nos países em desenvolvimento, como o Brasil, nos quais aparece entre as principais causas da imortalidade em crianças. A afirmação é da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O quadro diarréico caracteriza-se pela freqüência de fezes líquidas, sendo o principal sintoma de complicações intestinais. Não se trata de doença, mas é provocada por uma variedade de problemas de saúde, pela falta de higiene e por contaminação ou consumo de alimentos deteriorados. Confore a causa, as diarréias infantis são classificadas como infecciosas e não-infecciosas ou, ainda, como uma associação entre esses dois tipos. As de origem infecciosa são resultantes da ação de vírus, bactérias, fungos, protozoários ou vermes. Além dessas, há a chamada diarréia parenteral decorrente de quadros de infecção fora do intestino, proporcionados por problemas como broncopneumonia, otite média aguda e infecção urinária.

As não-infecciosas podem ser ocasionadas por fatores como desnutrição, deficiências enzimáticas congênitas ou adquiridas, uso de medicamentos ou erro e alergia alimentares. As diarréias com duração menor do que sete dias são chamadas agudas. Nesse caso, o tratamento consiste na reidratação oral (TRO), com soro e alimentação adequada. A TRO visa a diminuir o risco de desidratação e distúrbios metabólicos. Sua eficácia é comprovada. “Com a maior divulgação do soro caseiro e sua utilização pela população, houve uma redução importante de mortes e de hospitalizações por diarréia no País”, afirma o pediatra Masaru Uehara. A diarréia crônica se manifesta por mais de uma semana e merece cuidados específicos. Se for causada por uma parasitose, deve-se medicar o paciente com remédio específico. O uso de medicamentos só pode ser feito com indicação do pediatra. “Em geral, os antibióticos não contribuem para a cura da diarréia e, ainda, podem mascarar e agravar o quadro. Além disso, não costumam ser recomendados por causa também dos efeitos colaterais”, diz Sebastião Antonio Miglioli, pediatra.

A prevenção da diarréia pode ser feita com a melhor atenção à saúde materno-infantil, destacando-se as orientações sobre a alimentação da mãe e da criança, as práticas adequadas de desmame, a higiene doméstica e pessoal e o incentivo à vacinação e ao leite materno. “A mulher que amamenta o filho no peito está contribuindo para ele não ter diarréia. Os próprios mecanismos de defesa presentes no leite deixam normal a flora intestinal da criança”, explica Miglioli. A instalação de redes de água e esgoto é fundamental para evitar o alastramento da diarréia. “A falta de saneamento básico, que afeta principalmente a população mais pobre, é responsável por 70% a 80% dos casos de diarréia infantil no Brasil. Se houver maior atenção para o problema de saneamento em cada município, praticamente os quadros diarréicos serão resolvidos, em sua maior parte”, diz Uehara. “A prevenção da diarréia está nas mãos, principalmente, das autoridades, portanto”, afirma Miglioli.

Polêmica
As dietas e jejum para crianças com diarréia têm sido questionadas. A suspensão de alimentos, especialmente do leite, pode contribuir para agravar o estado nutricional do paciente. “Por isso, a recomendação tem sido para que os pais estimulem a alimentação da criança durante e após a diarréia”, diz o pediatra Miglioli.

Fontes:
>> Sebastião Antonio Miglioli e Masaru Uehara - Pediatras
>> Clínica Infantil Pequeno Príncipe - Fone: (17) 232-3987

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso