X
X

Diário da Região

02/03/2017 - 00h49min

Saúde

Pessoas felizes vivem mais

Saúde

Stock Images/Divulgação NULL
NULL

Sabemos, de forma intuitiva, que um estado de felicidade traz diversos benefícios para a saúde. Desta vez, uma pesquisa feita durante cinco anos pela University College of London, no Reino Unido, confirmou o que muita gente já descobriu: pessoas felizes e positivas vivem mais. O estudo acompanhou 4 mil pessoas com idades entre 52 e 79 anos e a conclusão é de que a turma de bem com a vida tem 35% menos chances de morte prematura.

A conclusão dos cientistas é que a atitude positiva age como um "remédio" natural contra o estresse e como mecanismo que ajuda a evitar o surgimento de doenças. "As informações confirmam a necessidade de promover o bem-estar entre pessoas da terceira idade", afirma o pesquisador Andrew Steptoe, um dos responsáveis pelo estudo. "A felicidade influencia diretamente na saúde, tanto mental quanto física, bem como nos sentimentos em relação à vida, nos nossos relacionamentos e na capacidade de resiliência que podemos ter", diz a psicóloga e palestrante Daniela Ervolino.

Outros estudos

Estudos recentes confirmam a pesquisa sobre felicidade e longevidade como um trabalho da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, que analisou mais de 200 estudos médicos sobre bem-estar psicológico e boa saúde cardiovascular. A conclusão dos trabalhos indicam que pessoas felizes e otimistas têm 50% menos risco de sofrer doenças cardíacas. "Ser feliz faz bem ao coração", garante o cardiologista Domingo Marcolino Braile. 

Outro trabalho, feito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, afirma que o bom humor reduz a incidência de hormônios relacionados ao estresse e também fortalece o sistema imunológico, enquanto que ansiedade, depressão e pessimismo estão ligados a doenças e ao encurtamento do tempo de vida. "Estar sob estresse, ansiedade ou tristeza significa afetar o sistema imunológico, tornando o indivíduo propenso a doenças", explica o mastologista Rubens Prudêncio, do hospital e maternidade São Cristóvão. Por isso é importante saber lidar com descontentamentos e manter uma atitude positiva diante da vida. 

Dores aumentam na tristeza

Dedita Fernandes da Silva, 74 anos, tem fibromialgia e garante que as crises se intensificam quando passa por momentos de tristeza. "Quando estou feliz, tenho menos dores, então aprendi a ser mais positiva. Eu sempre agradeço tudo o que tenho e procuro ter contato com a natureza. Passeio no parque, faço exercícios, alongamento e ainda estou estudando informática", diz. Práticas como ioga, reike, shiatsu e dança são aconselhadas como complemento aos cuidados da saúde e, segundo o mastologista, são fundamentais para fugir do estresse do dia a dia e cultivar uma vida mais saudável. 

"Há várias evidências de que essa rotina atribulada das grandes cidades provoca maiores índices de pressão alta e de doenças coronarianas, assim como renais, gástricas, imunológicas, e até mesmo uma menor resposta à vacinação", complementa. A saída, segundo ele, está em desacelerar o ritmo. "De nada adianta comprometermos nossa saúde mental em busca de sermos vencedores se prejudicarmos nosso bem-estar e encurtarmos nossa longevidade", afirma ainda.

Benefícios da felicidade

  • Pessoas felizes têm sistema imunológico melhor, e há alguma evidência de que vivem mais
  • Elas são mais criativas, pelo menos em laboratório
  •  Ajudam mais os outros e faltam menos ao trabalho
  • São mais bem-sucedidas (ganham mais, têm casamentos melhores)
  • Têm relações sociais mais profundas
  • Lidam melhor com situações difíceis
  • Gostam mais de si mesmas e dos outros, e os outros gostam mais delas 

Fonte: Edward Diener, da Universidade de Illinois

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso