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Diário da Região

20/03/2016 - 00h00min

Alimentação saudável

Eles vieram para ficar

Alimentação saudável

Stock Images/Divulgação NULL
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Nesta onda fitness, todo mundo tem uma receita que promete 'secar' a barriga, mas em meio a tantos conselhos, como saber o que realmente vale a pena? Como separar o joio do trigo (integral, é claro!)? E como saber o que de fato merece entrar no seu cardápio? Em vez de sair por aí seguindo inúmeros conselhos, busque ajuda de especialistas. São eles que têm conhecimento suficiente para dizer o que é só moda e o que realmente faz bem quando o assunto é alimentação saudável. E foi com a ajuda desses especialistas que escolhemos oito alimentos para você incluir na sua dieta sem medo. 

Iogurtes com probióticos

Quando foram lançados, os iogurtes com probióticos tinham como principal objetivo auxiliar no funcionamento intestinal, porém, seus benefícios vão muito além. "O iogurte é um alimento rico em cálcio e de mais fácil digestão que o leite. Quando somado às bactérias saudáveis, torna-se um potente alimento para auxiliar na imunidade, no controle do colesterol sanguíneo e até mesmo na melhora do humor! Recomenda-se tomar 1 copo de iogurte com probióticos todos os dias", orienta Isabela Pimentel Mota, nutricionista do departamento de nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. 

 

Chia - 20032016

Chia

Pode ser facilmente consumida junto com saladas ou no suco e nas vitaminas. "A quantidade consumida no dia pode ser até de 2 colheres de sopa (25 gramas). Ela contém alto teor de ácido graxos poli-insaturados essenciais (gorduras boas), e é rica em ácido graxo alfa-linolênico, conhecido como ômega-3", explica Fernanda Caprio, nutricionista clínica funcional, de Bady Bassitt. Fernanda explica que a chia tem duas vezes mais potássio que a banana, três vezes mais ferro que o espinafre, três vezes mais antioxidantes que o mirtilo, seis vezes mais cálcio que o leite integral, oito vezes mais ômega-3 que o salmão é 12 vezes mais magnésio que o brócolis. 

Crepioca

Uma mistura de ovo com tapioca, formando um crepe. "A quantidade de tapioca (carboidrato) necessária é menor que na receita original, e o ovo fornece proteína", diz a nutricionista Patrícia Davidson, do Rio de Janeiro. Para o preparo, bata dois ovos com uma colher de sopa de tapioca. Recheie com queijo cottage, atum com requeijão e até banana. O ideal é consumir uma porção por dia.

Açaí

O açaí já foi chamado de 'vinho brasileiro', pois é um fruto muito rico em substâncias antioxidantes, parecidas com as que contêm o vinho tinto. Inicialmente muito consumido pelos praticantes de atividade física, o açaí está entre os mais recomendados para pessoas que buscam alimentos saudáveis e saborosos. "A gordura contida no açaí é principalmente insaturada, benéfica ao coração, e sua coloração reflete a grande quantidade de flavonoides antioxidantes protetores contra radicais livres. Pelo alto teor de calorias, comer açaí em grande quantidade pode aumentar o peso, assim, recomenda-se o consumo frequente, porém, de pequena quantidade, ao redor de 2 colheres de sopa como substituição de uma porção de fruta", reforça Isabela Pimentel Mota, nutricionista do departamento de nutrição da Sociedade de Cardiologia do 
Estado de São Paulo. 

 

Chá - 20032016

Chá verde

É proveniente das folhas de Camellia sinensis. "A maioria dos polifenóis do chá verde se apresenta como flavanóis e, dentre eles, predominam as catequinas, que ajudam a reduzir a gordura visceral, a baixar os níveis de colesterol total e os triglicerídeos", esclarecesse a nutricionista Juliana Campos Bachtold, de Blumenau, Santa Catarina. Segundo ela, o chá verde possui efeito antioxidante, que pode ajudar a neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. "O preparo ideal do chá é de 4 colheres (sopa) da erva fresca ou 2 colheres (sopa) de erva seca para cada litro de água. A infusão deverá ficar abafada por um período de 2 a 3 minutos. Consumir até 3 xícaras ao dia. Mas seu uso não é indicado para hipertensos", alerta. 

Couve (suco deutox)

Muito lembrada para consumo em sucos detox, esta folha protege seu sistema imunológico, é benéfica para o coração e possui propriedades antioxidante e anti-inflamatória. "Fonte de vitaminas A, B1, B2, B3, B5, C e K, cálcio, ferro e magnésio, pode ser consumida em outras formas, como em saladas e wrap de couve, uma opção muito boa para um lanchinho saudável", recomenda a nutricionista Luiza Santiago, de Blumenau, Santa Catarina. 

Coco e óleo de coco

Auxilia no emagrecimento, pois é fonte de gordura - ácido láurico e monolauril, que são de rápida digestão e por isso não ficam estocados, ótimos para gerar energia. Possui ação anti-inflamatória, antibacteriana, antifúngica e antiviral. "Também estimula a imunidade, auxilia na redução do colesterol e dá saciedade. Opção para lanche da manhã ou da tarde, o óleo 
de coco pode ser adicionado em frutas, preparações de bolos ou outras receitas doces", explica Fernanda Caprio, nutricionista clínica funcional, de Bady Bassitt.

Farinha de banana verde

Famosa por conter uma substância chamada amido resistente (só obtida quando o banana é consumida antes de amadurecer). "Misturada aos alimentos, ela é capaz de tornar a absorção dos nutrientes mais lenta, o que diminui o índice glicêmico das refeições e aumenta a sensação de saciedade", afirma o nutrólogo Guilherme Giorelli, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia, do Rio de Janeiro. O sabor da farinha de banana verde é mais atrativo que da biomassa e pode ser adicionada a sucos, sopas e shakes. 

 

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