IMG-LOGO
Home Turismo

Cartões-postais de São Paulo para conhecer em um fim de semana

Jessica Reis - 07/11/2020 00:15

São Paulo é a cidade onde tudo acontece. E não é diferente quando se fala em artes e espetáculos. A capital tem 158 museus e 280 salas de cinema, além de inúmeras festas populares e feiras que acontecem nas ruas. A cidade conta ainda com mais de 145 teatros que abrigam desde superproduções de musicais da Broadway até o teatro de vanguarda.

Embora nem todos esses espaços ainda estejam abertos por conta da pandemia, São Paulo é aquele lugar onde todos os dias há mostras, espetáculos, cursos, debates e diversas formas de arte nos inúmeros centros culturais espalhados pela cidade. Além disso, São Paulo é um quase uma galeria de arte a céu aberto com o colorido dos grafites que começaram a aparecer nos muros na década de 80 e, hoje, ganhou espaço com artistas reconhecidos internacionalmente.

E que tal conhecer a cidade que não para pelos olhos da cultura? Espaços culturais que ao mesmo tempo são pontos turísticos e contam um pouco da história de São Paulo são ótimas opções para curtir a capital durante um fim de semana ou feriado prolongado. Confira a seguir alguns detalhes desses espaços e planeje a sua próxima parada em São Paulo!

 

Theatro Municipal

Museu de Arte de São Paulo – MASP

O Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand (1892-1968), tornando-se o primeiro museu moderno no País. Chateaubriand convidou o crítico e marchand italiano Pietro Maria Bardi (1900-1999) para dirigir o MASP, e Lina Bo Bardi (1914-1992) para desenvolver o projeto arquitetônico e expográfico. Mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, hoje a coleção do MASP reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.

Primeiramente instalado na rua 7 de Abril, no centro da cidade, em 1968 o museu foi transferido para a atual sede na avenida Paulista, icônico projeto de Lina Bo Bardi, que se tornou um marco na história da arquitetura do século 20. Com base no uso do vidro e do concreto, Lina Bo Bardi concilia em sua arquitetura as superfícies ásperas e sem acabamentos com leveza, transparência e suspensão. A esplanada sob o edifício, conhecida como "vão livre", foi pensada como uma praça para uso da população.

Onde fica: Avenida Paulista, 1578 - Bela Vista - Região Central

Informações: www.masp.org.br

Sala São Paulo

Construída com estrutura de concreto e alvenaria de tijolos no estilo Luis XVI, com esculturas e minuciosos detalhes, a Júlio Prestes seria a estação inicial da Estrada de Ferro Sorocabana, a principal veia de transporte de café em São Paulo.

O fim da era de ouro do café, somado à degradação da região central de São Paulo e do transporte ferroviário no Brasil, levaram a estação ao esquecimento. Em 1990, surgiu a proposta de recuperar a estação e transformar parte de seu belo edifício na sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Sala São Paulo, hoje considerada a melhor sala de concertos da América Latina. Tem capacidade para 1.484 lugares e conta ainda com 22 camarotes.

Onde fica: Praça Júlio Prestes, s/n - Luz - Centro (Metrô Luz)

Informações: www.osesp.art.br

Memorial da América Latina

Com 78 mil metros quadrados de área construída, o conjunto arquitetônico, projetado por Oscar Niemeyer, inaugurado em 1989, tinha como objetivo estreitar as relações políticas, econômicas, sociais e culturais do Brasil com os demais países da América Latina.

O Memorial abriga um pavilhão de exposições, onde a rica produção artesanal do continente encontra-se permanentemente exposta; uma biblioteca com livros, jornais, revistas, vídeos, filmes e gravações sonoras sobre a história da América Latina; um salão para exposição e um auditório com capacidade para 1.679 pessoas, um dos maiores do Estado.

Onde fica: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda

Informações: www.memorial.org.br

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Editorias:
Turismo
Compartilhe: