IMG-LOGO
Home Tratamentos

Falta de motivação e perda de memória? Veja como a nutrologia pode te ajudar

Núcleo Digital - 06/02/2021 00:00

Se você sofre de distúrbios de atenção, motivação e, de repente, tem lapsos de memória e concentração, fique atento a este nome: “Nootrópicos”. São medicações que ativam de forma positiva os neurônios, melhorando tanto a resposta dos neurotransmissores, quanto a velocidade de oxigenação do cérebro, influenciando de forma a melhorar os sintomas cognitivos.

Dentre vários medicamentos que podem ajudar, estão o Piracetam, a Selegilina e os agonistas Gabaminérgicos (que agem no GABA, um neurotransmissor inibitório do cérebro). São extremamente benéficos à saúde mental, ajudando, inclusive, no tratamento de doenças como as demências.

As "Smart Drugs" – como também são conhecidas – podem ter na sua composição aminoácidos, como Acetyl L-Carnitina, Fosfatidilserina e L-Theanina, que agem nas ondas cerebrais (as do tipo alfa), para aumentar a performance do cérebro. Por esta razão, o seu efeito coadjuvante se torna benéfico no tratamento das demências do Alzheimer e da Demência Vascular Senil, esta causada por micros isquemias no cérebro que, ao longo do tempo, podem causar a perda das funções cognitivas, como a memória e concentração. Mas é importante destacarmos que no tratamento do Alzheimer, a suplementação do lítio (substância que ajuda na manutenção da memória de idosos) também é essencial.

Estudos recentes demonstraram que o uso de medicações estimulantes do sistema nervoso central, utilizado anteriormente para déficit de atenção em crianças e adultos, auxiliam, e muito, nos tratamentos destas demências.

No entanto, antes do uso destas medicações, devemos sempre realizar exames bioquímicos para avaliar e obter um diagnóstico mais preciso, a fim de indicar a terapêutica adequada. Exames como Serotonina, Dopamina e GABA são fundamentais nesses casos. Reposições injetáveis são, com certeza, uma das melhores opções. Fique atento a sua saúde, pois ela é o nosso bem mais precioso, e viver com mais motivação é o sentido desses tipos de tratamentos.

 

Serviço:
Dr. Júlio Palazzo de Mello
Médico Nutrólogo – CRM PR 16.401 / CRM SP 83.054

Editorias:
Tratamentos
Compartilhe: