IMG-LOGO
Home Tratamentos

Perda de memória? Entenda mais sobre o assunto

Núcleo Digital - 09/01/2021 00:00

Alterações neurológicas, hoje, são cada vez mais frequentes no nosso dia a dia, e as que mais se destacam são aquelas relacionadas a perda da memória. Entre essas alterações, temos o Ataque Isquêmico Transitório, que se caracteriza pela perda da memória lacunar, conhecido como “apagão”, em que, por um período de tempo curto, ocorre a perda dos sentidos temporal e espacial, causada por um espasmo dos vasos sanguíneos cerebrais. Uma determinada área do cérebro fica sem oxigenação momentânea, voltando a normalidade após um curto período de tempo, recobrando, assim, a memória e as funções normalmente. Entre as principais causas, podemos destacar a hipertensão arterial.


Já entre as causas permanentes de perda das funções cognitivas – e nisso falamos da memória –, em primeiro lugar, está a Demência Vascular Senil, também proveniente da hipertensão arterial, que vai ao longo da vida causando “pequenas isquemias”, conhecidas como microangiopatia cerebral. Com sua evolução e localização da área afetada, pode iniciar uma perda da memória recente, porém mantendo a memória antiga intacta, isto é, lembra de fatos antigos e esquece de situações simples do dia a dia, além do paciente sofrer de sintomas como irritabilidade, agressividade, alterações do humor, diminuição da concentração.


Para o tratamento deste tipo de demência é recomendado o uso do Pool Cognitivo Injetável, as “smart drugs”, além de medicações para aumentar a velocidade de oxigenação cerebral, que estão, sem dúvida, entre os melhores tratamentos.


O cuidado ao se fazer um diagnóstico também é fundamental para o prognóstico do paciente, pois tratamentos indicados para a Doença de Alzheimer, que facilmente pode ser confundida com este tipo de demência, não são indicados nestes casos. Por isso, exames laboratoriais e de imagens são fundamentais para sua assertividade, além de manter um controle adequado da pressão arterial para se ter um tratamento de excelência.

 

Serviço:
Dr. Júlio Palazzo de Mello
Médico Nutrólogo – CRM PR 16.401 / CRM SP 83.054

Editorias:
Tratamentos
Compartilhe: