IMG-LOGO
Home Prevenção

Hiperplasia Prostática Benigna – Quando a cirurgia robótica é aplicada?

Núcleo Digital - 06/04/2021 15:00

A HPB é o tumor não-cancerígeno mais comum nos homens acima dos 65 anos. Cerca de um terço da população masculina desenvolve a doença, que nada mais é do que o aumento de volume da próstata, tratando-se de uma enfermidade benigna.

A próstata é uma glândula que se localiza na frente do reto e abaixo da bexiga. Sua função é a de produzir parte do líquido do qual se forma o esperma, ajudando a alimentar e proteger os espermatozoides. Seu volume ou peso normal varia entre aproximadamente entre 20 e 30 gramas.
Estudos recentes estão começando a descobrir quais as causas do transtorno, porém, alguns indicativos são de que as mudanças hormonais que o organismo masculino sofre ao ficar mais velho estão relacionadas a sua origem.

O aumento do órgão acaba por bloquear o fluxo urinário, fazendo com que os primeiros sintomas comecem a aparecer. De início, uma grande de dificuldade em iniciar a micção aparece, além da sensação do ato estar incompleto ao seu final. Como a bexiga não está totalmente vazia, o fluxo urinário aumenta, principalmente durante a noite. Volume e força também oscilam durante o período do transtorno.

Existem diversos tipos de tratamentos para a doença que são bastante efetivos, não necessitando da intervenção cirúrgica. O uso de medicamentos é a primeira opção para os casos de HPB. Se eles não surtirem o efeito esperado, em casos de próstatas muito volumosas, é cogitado o procedimento cirúrgico.

Normalmente, a opção de tratamento com a cirurgia minimamente invasiva assistida por robô é realizada em próstatas muito volumosas, acima de 120 gramas. Os resultados têm demonstrado inúmeras vantagens, tais como:

•Menor sangramento;
•Menor tempo de uso de sonda uretral;
•Menor tempo de hospitalização;
•Recuperação rápida e retorno precoce às atividades do dia a dia.

Portanto, atente-se aos resultados de seus exames e, caso ainda não tenha marcado uma consulta, agende já um encontro com seu urologista.


Serviço:

Dr. Glauco Melo – Urologista – CRM - SP 121235

Duo Clínica Rio Preto

Editorias:
Prevenção
Compartilhe: