IMG-LOGO
Home Saúde e Beleza

Dicas para lavar o rosto corretamente

Núcleo Digital - 31/05/2021 16:55

Como você lava o seu rosto? Sim, existe uma maneira correta de higienizar a face. Aliás, essa é uma das etapas mais importantes na rotina de cuidados com a pele. Pode até parecer um processo simples, mas alguns erros são cometidos neste momento e o resultado é o agravamento de problemas como ressecamento ou oleosidade excessiva. Para ajudar, a dermatologista Andrea Frange explica passo a passo para limpar o rosto corretamente.

Aprenda como fazer

Esse é o momento para deixar a preguiça de lado e se dedicar a uma das etapas mais importantes do skincare: lavar o rosto. Parece simples, mas esse processo pode envolver muitos erros. “Não enxaguar o suficiente, usar uma toalha suja, deixar o sabonete facial ou espuma de limpeza por muito tempo sobre a pele e usar água quente são alguns deles”, exemplifica a dermatologista Andrea Frange.

Tenha todos os itens necessários em mãos

“É bastante simples, você precisa de uma espuma de limpeza com textura suave; escova facial com cerdas extramacias; toalha de algodão, que será reservada apenas para secar o rosto, evitando que ela entre em contato com resíduos de outros produtos, como shampoo e condicionador; recomendo também o uso de uma faixa de cabelo para evitar que os fios atrapalhem ou caiam sobre o rosto durante a limpeza”, indica Andrea.

 

Como lavar o rosto corretamente?

1. Depois de remover toda a maquiagem com água micelar ou lenços de limpeza, umedeça o rosto com água corrente;

2. Aplique um pouco de espuma de limpeza sobre a mão, a quantidade deve ser equivalente a uma moeda;

3. Passe a espuma sobre o rosto umedecido e com a ajuda da escova facial, faça movimento circulares em toda a área por aproximadamente 1 minuto;

4. Enxague muito bem para tirar todo o produto da pele;

5. Seque o rosto com a toalha, apertando-a levemente, sem esfregá-lo;

6. Depois, basta seguir com as outras etapas de cuidado, como hidratação e proteção.

“O processo de lavar o rosto é superimportante para evitar o entupimento dos poros por conta do sebo acumulado, resíduos de poluição e impurezas, mas deve ser realizado apenas duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Caso contrário, pode provocar o efeito rebote, agravando quadros de ressecamento, descamações e irritações em peles secas ou aumentando a produção de sebo em peles oleosas”, alerta Andrea.

Fonte - Andrea Frange, dermatologista

 

Confira alguns produtinhos que podem ser grandes aliados na hora da limpeza da pele.

Editorias:
Saúde e Beleza
Compartilhe: