IMG-LOGO
Home Saúde e Beleza

Pós-verão requer cuidados com a pele e o cabelo

Jessica Reis - 06/03/2021 00:11

O verão se despede oficialmente em março. É hora de avaliar quais foram os estragos causados pela estação mais quente, quando as pessoas costumam abusar do sol, água da piscina, vento e mar. Não é novidade para ninguém que esses elementos causam danos à pele e ao cabelo, se você não se cuidou como devia, não tem problema, alguns especialistas ouvidos pela Vida&Arte dão dicas para cuidar da pele e do cabelo.

O sol em excesso predispõe o envelhecimento da pele, aparecimento do câncer de pele, queimaduras e surgimento de manchas, segundo a dermatologista Renata Meneguette Lacerda. A prevenção desses problemas deve ser feita com a aplicação de filtro solar fator de proteção mínimo de 30, a cada três horas. O uso de chapéus e óculos de sol também são indispensáveis.

A dermatologista recomenda alguns tipos de tratamento para cuidar da pele após o verão. "Nos casos de manchas e envelhecimento podemos realizar tratamentos tópicos homecare a base de despigmentantes, rejuvenescedores, aplicação correta do protetor solar, prescrição de antioxidantes orais. Em consultório, podemos lançar mão de laser e peelings. Já para lesões de câncer de pele temos a opção de crioterapia e a cirurgia dermatológica", explica.

Após a exposição solar em excesso, máscaras faciais hidratantes e calmantes são muito bem-vindas para devolver a hidratação da pele. Por formarem um filme oclusivo, as máscaras facilitam a permeação dos ativos pelo tecido cutâneo. "A hidratação tópica da pele após a exposição solar é muito importante, pois, quando desidratado, o tecido não se renova de maneira regular, o que causa a piora da qualidade e textura da pele. Para evitar este problema, escolha máscaras faciais que contenham ativos como Aloe Vera, que possui propriedades hidratantes e calmantes ao mesmo tempo. Ativos como Hyaxel, Pro Barrier Repair e Nutriomega 3, 6, 7 e 9 também podem ser usados no rosto e no corpo para recuperar a hidratação", explica o dermatologista Jardis Volpe.

Cabelos saudáveis

Se você ainda pretende curtir os últimos dias do verão atenção ao recado do médico tricologista Carlos Bedin: "é importante não deixar o cabelo em constante contato com água do mar, da piscina, ou do rio. Dar com frequência duchas de água fria para tirar o resíduo do mar ou da piscina, areia, cloro e tudo mais. E sempre é importante uma boa hidratação, manter os cabelos hidratados. Muitas vezes uso de máscara, protetora, tudo isso faz filtro, ajuda a melhorar a qualidade dos fios".

O médico diz que é importante nutrir o cabelo, manter uma alimentação rica em proteínas, aminoácidos, ingerir bastante ovos, proteína animal, vegetal, manter a qualidade do sono, evitar estresse e ansiedade. "O estresse e a ansiedade diminuem a fase de crescimento do cabelo e aumenta a fase de queda", explica. Bedin recomenda ainda terapias para melhorar a qualidade dos fios, sejam elas usando vitaminas orais, fazendo infusões ou procedimentos diretamente no couro cabeludo como a mesoterapia, microagulhamento capilar, microinfusões de vitaminas, luz terapia, led e laser que podem auxiliar na fase de crescimento e a recuperar a saúde do fio.

A dermatologista e tricologista Angélica Pimenta diz a prevenção é ainda a melhor opção para amenizar os efeitos do verão nos fios. "Realizar tratamentos ricos em aminoácidos para fechar as cutículas e proteger o cabelo e até tomar cápsulas ricas em queratina, cistina, cisteína e biotina, indicadas por um dermatologista e geralmente formuladas em farmácia de manipulação", ensina.

Além de evitar a exposição excessiva ao sol, Angélica recomenda hidratação e o uso de protetor solar capilar. "Leave-in, creme de pentear com proteção solar e água termal também são bons amigos na hora de proteger o cabelo. Aplique o produto cerca de 30 minutos antes da exposição e reaplique ao longo do dia. Os protetores térmicos usados antes das escovas também ajudam, e uso de chapéu com proteção UV é sempre indicado", diz a dermatologista.

 

Editorias:
Saúde e Beleza
Compartilhe: