Você já percebeu que muitas pessoas, especialmente famosos e influenciadores digitais, parecem ter os mesmos formatos de rosto, o mesmo nariz, bocas rosadas e preenchidas? Claro que cada pessoa é única, mas com a popularização da harmonização facial e outros tratamentos estéticos é comum ver traços semelhantes, como um padrão, o que pode, descaracterizar a beleza individual.
Uma nova técnica promete um tratamento individualizado, preservando a beleza natural. Criado pelo médico André Braz, do Rio de Janeiro, autor do livro "Atlas de Anatomia e Preenchimento Global da Face" (Editora Guanabara, 2019), em parceria com o U.S.k Aesthetic, o AB Face (o nome vem de Anatomy Beauty Face, ou 'anatomia da beleza do rosto', em tradução livre).
"Sempre houve um padrão de beleza instituído pela sociedade e, por isso, homens e mulheres se submetem cada vez mais a procedimentos no intuito de transformar seus rostos neste padrão. Eu acredito na beleza única de cada um, que ela pode ser valorizada, esse é o propósito do AB Face. Diferentemente de outras técnicas disponíveis no mercado, não há uma quantidade certa ou pontos pré-determinados para serem preenchidos. Para cada pessoa há uma solução, levando em conta o formato de cada rosto. Costumo dizer que é a ciência por trás da beleza que traz à tona a importância da anatomia para um preenchimento seguro", detalha Braz.
Para desenvolver a técnica, Braz pesquisou durante anos as diferentes estruturas faciais e definiu uma base composta por quatro formatos predominantes para a mulher: coração, angulado, oval e redondo; e dois para os homens: angulado e oval. "Com diferentes aspectos que determinam o envelhecimento e os cuidados preventivos, eles servem como um guia dos pontos que devem ser trabalhados para que se obtenha resultados individualizados. Melhoramos a estrutura sem seguir uma receita de bolo, algo que seja igual para todo mundo", explica.
Segundo a médica de Rio Preto Ellen Pozetti, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, especializada na técnica, o AB Face identifica os formatos de rosto, que na população brasileira é muito misturado, para individualizar e trazer um resultado mais natural para o preenchimento do rosto. "Você individualiza o tratamento através do reconhecimento. Você reconhece o formato do rosto e, a partir daí, vai saber onde mexer com a menor quantidade de produto possível", explica.
Aliás, um dos benefícios citados pela dermatologista é justamente o fato da técnica usar menos produto. O tratamento é feito com o U.Sk UnderSkin HarmonyCa, um produto exclusivo que une o ácido hialurônico e um bioestimulador de colágeno à base de hidroxiapatita de cálcio. "Eu tenho observado bons resultados. É uma técnica que o próprio André Braz fala que um bom médico injetor é aquele que consegue o resultado sem precisar usar muito produto", diz Ellen.
O AB Face tem duas fases: a AB Face Structure, que é a parte que cuida da estrutura e formato, com aplicação e reposição de volume onde é necessário, e a AB Face Refinement, com a finalização de detalhes (olheiras, lábios e bigode chinês, entre outros).
A dermatologista ainda afirma que qualquer pessoa pode se beneficiar dessa técnica. "Geralmente, a procura é a partir dos 30 anos, que é quando começam a aparecer os sinais do envelhecimento e também porque a característica desse tratamento é a individualização. Cada tratamento precisa ser exclusivo, sem código, o que serve para um não serve para o outro", ressalta a médica.